O projeto é composto por músicas de grandes nomes da cultura popular Tocantinense como: Genésio Tocantins, Tião Pinheiro, Juraildes da Cruz, Dorivã, De Cesari e Lucimar. “A idéia foi dar uma nova roupagem às grandes canções desses artistas, fazendo uma fusão do estilo andino com a Música Tocantinense”, explica Jorge Menares
Ao seu lado e como destaque do projeto, Jorge Menares conta com o trabalho delicado e minucioso do músico Chico Pedro, ícone do lendário grupo Raíces de América que interpreta com maestria os instrumentos de sopro: Quena, Zampoña, Tarkas, Ocarinas y Flauta Tranversal que dão o diferencial e todo o tempero nas músicas tocantinenses.
O Projeto foi contemplado em segunda chamada de suplentes da Lei Aldir Blanc do Estado do Tocantins.
Jorge Menares
Ex-integrante do grupo Raíces de América é natural de Valparaiso, Chile. Iniciou seus estudos no Conservatório Musical Belas Artes no Chile, depois ingressa na Universidade do Chile para estudar licenciatura em música. Em 1975 chega ao Brasil. Foi diretor do Grupo Folclórico Chile Lindo. Ingressa no Raíces de América em 1985 gravando os discos, Dulce América, Metal na Pedra e Amazônia, fazendo vários shows em todo o Brasil e Europa. Em 1993 monta o grupo Inti-Aymará junto com o produtor musical Jorge Gambier e lança os Cds Corazón Andino I – (Inti-Aymará) e Corazón Andino II – ( Inti-Aymará & Nacha ambos da gravadora Movie Play.
Fundador da Banda Impacto Latino onde atua como diretor, arranjador e baixista. Em 2009 lança o CD Impacto Latino “Con Sabor”. Ganhador do Prêmio Nascimento da Rabeca onde apresentou o show, Impacto Latino Con Sabor” e ministrando Oficina de Instrumentos Andinos em cinco cidades do Tocantins. Ganhador da 2º Mostra Premiada de Música em 2015 em Palmas com o projeto 'Rumo Certo' em parceria com Nacha Moretto. Ganhador do Edital PROMIC 2019 da Fundação Cultural de Palmas –TO com o Projeto Impacto Latino “Con Sabor”. Comentarista do Programa de Rádio Almanaque Tocantins – Música, Prosa e Poesia desde setembro de 2019.
Chico Pedro
Chileno, iniciou seus estudos musicais no Chile, com a pianista Berta Cambria, e depois na Escola Pro-Música. A seguir, participou de vários grupos, até integrar o grupo Huenteman, participando então de vários festivais na quinta região do Chile, até 1981.
Em 1982 chegou no Brasil, para trabalhar com música. Em contato com outros músicos latinos radicados no Brasil, tocou em bares e casas noturnas, até fazer parte do grupo Andes, que foi o trampolim para o Raíces de América.
Participou de projetos paralelos, nesse período, destacando-se “Inti-Aimara y Nacha” e “Corazón Andino”, ambos pela gravadora Movieplay, sendo que no “Corazón Andino”, instrumental, foi solista do disco. Foi convidado para gravar com a cantora Giovana, pela Som Livre, e também gravou um CD com o grupo Alma, um misto de MPB com música latino-americana e rock and roll, e acompanhou a cantora Shakira em programas de televisão. Ocasionamente participa de festivais de MPB e shows, com o grupo vocal Tarumã, Bluecólico, Alma. Participou da gravação de alguns comerciais para televisão como músico e como intérprete de textos.
Integra o Raíces de América desde 1988.