Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fruto de esforços da saúde e de cuidados pessoais, no Tocantins nenhuma gestante, até então, foi confirmada com Zika Vírus em 2022 -  principal causadora de microcefalia em bebês. Em outros estados já há registros, como em Paraíba que confirmou em 31 de maio o 1° caso de grávida infectada pela doença. No Goiás, dois casos em gestantes. 

Quanto mais no início da gestação ocorrer a contaminação pela doença, maiores são as chances da criança nascer com microcefalia. Para as gestantes que contraíram a doença, ainda não há tratamento para reduzir as chances de o bebê nascer com a malformação.

Pessoas infectadas pelo vírus Zika podem não perceber a doença, pois ela é assintomática em 80% dos casos. Com isso, é muito importante que as mulheres tenham atenção redobrada em relação ao acompanhamento pré-natal. 

O principal modo de transmissão do vírus, segundo a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), é a picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a chikungunya.

Dados Gerais 

Monitoramento da Saúde do Tocantins, divulgado em 1° de junho, correspondente ao período de 02/01/2022 a 28/05/2022, aponta que até então o Estado confirmou 13 casos de Zika, no total, nos municípios de Aguiarnópolis, Araguaína, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Divinópolis do Tocantins, Miranorte, Novo Alegre, Porto Alegre do Tocantins, Tocantínia e Tocantinópolis. Não há registro de óbito. 

Em 2021 foram 27 casos de Zika Vírus em todo o Tocantins.