Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para dar início à programação, equipes realizam nesta sexta-feira, 1°, blitz educativa.

Para dar início à programação, equipes realizam nesta sexta-feira, 1°, blitz educativa. Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem Para dar início à programação, equipes realizam nesta sexta-feira, 1°, blitz educativa. Para dar início à programação, equipes realizam nesta sexta-feira, 1°, blitz educativa.

Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida durante o mês de julho, período em que muitas pessoas aproveitam para descansar de suas atividades diárias, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) promove o 'Mais Saúde nas Férias', com uma série de ações estratégicas para o bem-estar da população da Capital. Dentre as atividades realizadas estão a circulação de mídias sobre cuidados com a saúde em diversos âmbitos no período de férias em pontos estratégicos, orientações, vacinação, blitze educativas e exposições. 

Marêssa Ribeiro, diretora de Vigilância em Saúde da Semus, explica que o Mais Saúde nas Férias vai levar ações estratégicas para promover qualidade em saúde, voltadas para situações mais corriqueiras durante esse período. “Temos a cultura de acampamentos durante esse período, então vamos estar com ações contra doenças típicas período quente, que é o caso da malária e da febre amarela e demais doenças transmitidas por vetores comuns nessa época”, afirma. 

Ela acrescenta que a ação também visa alertar a população que vai passar esse tempo em casa para o cuidado com os quintais, com o objetivo de evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da zika, dengue e chikungunya. “É de suma importância que a população aproveite esse período de férias pra não dar férias pra saúde”, completa. 

Marêssa também acrescenta que as Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionarão normalmente com a aplicação das vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). “Quem estava na correria do dia a dia e não tinha garantido ainda a sua imunização nem a das crianças deve ir à unidade de saúde mais próxima da sua casa e realizar essa imunização. Então o Mais Saúde nas Férias é justamente para lembrar a população de que os nossos serviços continuam e que estaremos atentos a qualquer mudança, qualquer condição de saúde que precise dar mais atenção E que seja uma oportunidade também para atualizar hábitos de saúde que foram perdidos aí durante a rotina”, finaliza.

Atividades

Para dar início à programação, as equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) realizam nesta sexta-feira, 1°, uma blitz educativa com orientações sobre prevenção da febre amarela e malária. A ação ocorrerá na TO-010, na saída de Palmas de Lajeado, das 16 às 19 horas.  

No sábado, 2, as equipes da Semus promovem um mutirão de saúde na Associação dos Produtores Rurais Recanto do Lampião, no quilômetro 45 da TO-020 com atendimento médico, atualização da caderneta de vacinas, entrega de medicamentos, vacinação contra raiva animal, realização de testes rápidos, orientações sobre saúde, dentre outros serviços. No domingo, 3, o Busão do Mais Saúde tem parada na Praça do Bosque, das 16 às 20 horas, para levar vacinação aos frequentadores. Na NS-02, próximo ao espaço, as equipes da Semus realizam blitz educativa sobre trânsito seguro. 

As atividades seguem até dia 31 de julho. Abaixo podem ser conferidas as ações até o dia 15 de julho. A programação completa será divulgada em breve. 

+Saúde nas Férias
Programação - 1º a 15 de julho

Abertura  - 01.07.2022 - Sexta-feira
- Blitz educativa, com orientações sobre febre amarela, malária - saída para Lajeado - das 16 às 19 horas

02.07.2022 - Sábado
- Mutirão da Saúde na Associação dos Produtores Rurais Recanto do Lampião - a partir das 8 horas - Km 45 da  TO-20 - Saída para Aparecida do Rio Negro

03.07.2022 - Domingo
Busão do Mais Saúde na Praça do Bosque + Blitz educativa sobre trânsito seguro

07.07.2022 - Quinta-feira
Ação Descentralizada nas Unidades de Saúde da Família da Arno 61 (503 Norte) e Arno 71 (603 Norte) com o Nupav

08.07.2022 - Sexta-feira
Ação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), com distribuição de material educativo e exposição de vetores - Terminal Rodoviário de Palmas - 07 às 11 horas 
Vacinação com a Equipe do Mais Saúde na Feira da Arse 31 (304 Sul) - 16 às 20 horas

15.07.2022 - Sexta-feira
Ação com distribuição de material de educação em saúde + vacinação com o Busão do Mais Saúde + atividade física - Praia da Graciosa - das 16 às 19 horas. (Secom Palmas)