Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O trabalho visa subsidiar a adoção de possíveis medidas de prevenção de doenças.

O trabalho visa subsidiar a adoção de possíveis medidas de prevenção de doenças. Foto: Divulgação APN

Foto: Divulgação APN O trabalho visa subsidiar a adoção de possíveis medidas de prevenção de doenças. O trabalho visa subsidiar a adoção de possíveis medidas de prevenção de doenças.

Os técnicos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas retomaram o monitoramento de carrapatos no Parque Cesamar. A coleta dos animais foi realizada nessas quarta e quinta-feira, 13 e 14.

Segundo o biólogo da UVCZ, Anderson Brito Soares, o monitoramento vai ser trimestral e tem o intuito de saber as espécies de carrapatos que ocorrem na área de visitação do parque e, ainda, fazer uma estimativa da quantidade de carrapatos e em que ciclo de vida se encontram. 

O profissional explica que estão sendo coletados carrapatos em dez pontos da área do parque. “Após a coleta, que é realizada com o arrasto horizontal e vertical de uma flanela branca, os carrapatos que ficam presos na flanela são recolhidos com uma pinça e colocados em recipiente com álcool, e depois enviados ao laboratório para triagem, contagem e identificação das espécies”, pontua.

Soares afirma que a importância deste trabalho é subsidiar a adoção de possíveis medidas de prevenção de doenças de acordo com a população dos animais encontrados no parque, considerando que uma das espécies de carrapato, o carrapato estrela, é transmissor da Febre Maculosa e Doença de Lyme. (Secom Palmas)