Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lope

Foto: Keven Lope

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está nos preparativos para a execução da campanha de vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal, que será realizada entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro, pelos próprios técnicos da Agência. Essa será a última campanha realizada na Ilha e a penúltima do Tocantins, que conquistou o aval para retirada da vacinação contra a doença a partir de 2023.

Desde o dia 1º de julho, equipes da instituição estão realizando notificações nos municípios de Sandolândia, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, para alertar indígenas e produtores sobre o agendamento e as estratégias de vacinação dos animais, essa ação segue até 30 de julho.

Segundo o responsável técnico do Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa (PEEFA), João Eduardo Pires, durante os 60 dias de campanha, a expectativa é de que sejam vacinados em torno de 110 mil cabeças ao longo dos 287 retiros que percorrem a ilha.

“Contamos com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), que irá vacinar a parte da Ilha que está voltada para a região do Mato Grosso e fará o lançamento das informações sobre a vacinação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato), explica João Eduardo.