Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Thaís Ramalho

Foto: Thaís Ramalho

Quando o assunto é praticidade, as tecnologias têm feito, cada dia, parte da rotina diária da população. No Tocantins, o Governo do Estado já disponibilizou à toda sociedade o acesso ao aplicativo (APP) Menor Preço Brasil, que auxilia a busca dos menores preços do comércio varejista próximos à localização de onde for acessado, em um raio de distância dos estabelecimentos de até 30 km, e por data em que o produto foi vendido.

Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), o APP pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS e acessado com a senha do Gov.BR. Nele, os estabelecimentos são encontrados com base nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas nos últimos sete dias.

O presidente interino da ATI, Adams Gregório, destaca que o Governo do Estado é credenciado à Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), o que permite que o Tocantins utilize a infraestrutura e serviços do aplicativo. “O Governo do Estado auxilia a sustentação da nuvem tributária da SVRS, o que faz com que o Tocantins esteja autorizado a fazer uso desse aplicativo e a disponibilizá-lo à população como alternativa de economia na hora das compras”, afirma.

O superintendente de Tecnologia da Gestão da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Guilherme Carvalho, ressalta que para que os dados sejam publicados no Menor Preço Brasil, os contribuintes devem informar corretamente o código GTIN. “O aplicativo é conectado ao banco de dados de documentos fiscais autorizados, em tempo real, sendo possível, assegurar que o produto foi realmente vendido por determinado valor”, ressalta.

“Atualmente, a população não precisa mais se deslocar para fazer pesquisas de preços no comércio. As tecnologias têm sido aliadas à praticidade e permitido que a população tenha, na palma da mão, em um smartphone, um orçamento do seu interesse”, finaliza o analista em TI e chefe da Divisão de Sistemas Tributários, Braun Aguiar.