Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Desde o início da campanha de vacinação contra poliomielite, em 8 de agosto, apenas 1.369 crianças tomaram as gotinhas que previnem a paralisia infantil em Araguaína. Segundo a diretora de Imunização, Samilla Braga, a vacinação contra a doença segue com baixa adesão, já que esse número representa apenas 12,23% da meta vacinal do município. No mesmo período de 2020, a Saúde de Araguaína alcançou 73,91% da meta vacinal, com 8.133 crianças vacinadas.

“Com o passar dos anos, temos observado que os pais estão deixando de levar os filhos e atualizar a caderneta de vacinação, o que traz grandes riscos à saúde da população”, alertou a diretora.

Diferente desse grupo, está a moradora Luana Marques, do Setor Araguaína Sul. Ela costuma levar os dois filhos para vacinar. O Ivan Luan, de 4 anos, tomou as gotinhas contra a pólio, já a Steffany Florencia de 11 anos, está em dia com a segunda dose do imunizante contra a covid-19.  “A vacina é um método de prevenção contra vários vírus e doenças, eu acredito muito na ciência, e por isso estou sempre acompanhando a caderneta de vacinação dos meus filhos e indo no postinho com os pequenos”, disse a moradora.

 A autônoma Islene Lena também aproveitou para levar o filho de 2 anos na unidade básica. “Consegui vaga em uma creche do município e para isso ele precisava estar com a caderneta de vacinação em dia”, contou a autônoma.

Sobrando vacina

Todos os 20 postos de saúde estão abastecidos com doses da vacina. A campanha contra a pólio e multivacinação teve início no último dia 8, com foco nos menores de 5 anos, que somam 11 mil crianças como público-alvo. O objetivo da Saúde de Araguaína é alcançar 95% dessa faixa etária.

Locais

Os pais ou responsáveis precisam levar a caderneta da criança para que as equipes de saúde identifiquem os imunizantes que estão faltando ser aplicados, além disso a entrada nas UBS é permitida somente com o uso de máscaras.

Os postos de vacinação são a UBS Maria dos Reis (Setor Barros), UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte, Manoel dos Reis (Jardim das Flores), Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito) e Lago Azul.

O horário de atendimento para imunização nessas unidades é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, nas UBS Novo Horizonte e Manoel Alves (Ponte), o atendimento é das 7h30 às 13h30.

Já nas unidades Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul, Manoel Maria Dias (Cimba), Couto Magalhães e Nova Araguaína, o atendimento é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal segue vacinando maiores de 12 anos contra influenza e covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.