Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

Ensaios de algumas competições marcaram o lançamento dos Jogos Estudantis Indígenas do Tocantins (JEITs), realizado na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, na Escola Estadual Indígena Srêntôwê, na Aldeia Porteira, em Tocantínia.

A possibilidade de competir com estudantes de outras escolas e etnias estão sendo fatores de motivação para os alunos que começaram a treinar para as competições. Os jogos indígenas contemplarão a etapa regional e estadual. As inscrições para a participação serão realizadas nas próprias escolas com o acompanhamento das Diretorias Regionais de Educação.

Os jogos terão competições nas modalidades individuais como atletismo, arco e flecha, arremesso de lança, natação e luta corporal e nas modalidades coletivas com as provas de futebol society, cabo de guerra, corrida com a tora e com varinha.

O secretário Executivo da Educação Edinho Fernandes que fez o lançamento dos jogos, explicou que esta está sendo uma oportunidade para oferecer aos jovens indígenas meios para eles treinarem mais e participarem de outras competições. “A cada ano cresce o número de estudantes indígenas nos Jogos Escolares do Tocantins (JETS) e nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), que este ano contou com três medalhistas de ouro no Parajets. E está sendo uma alegria participar desse lançamento dos primeiros jogos indígenas, que é uma forma de valorizar a cultura e todos os povos”, ressaltou Edinho.

Gleisse Pereira Cajueiro, técnica operacional de Apoio às Escolas Indígenas da Diretoria Regional de Educação de Miracema, falou da importância do momento. “Para nós que atuamos com as 41 escolas indígenas e 4 extensões da regional é um momento de muita felicidade com esses jogos. Será um evento que promoverá um novo ânimo e mais motivação na vida das crianças e jovens indígenas”, frisou.

O cacique da Aldeia Porteira, Tiago Wakukepre Xerente, demonstrou uma grande satisfação em receber o lançamento dos jogos indígenas em sua comunidade. “Os JEITs vão ficar na história, é um privilégio participar dessa inciativa, porque será um meio de integração entre os estudantes de outras escolas e toda a comunidade”, afirmou.

O diretor da escola Pedro Xerente aproveitou a ocasião para apresentar a escola e o cuidado com os espaços de aprendizagens. Para ele os jogos indígenas representam uma interação entre os estudantes com a cultura e com os costumes da comunidade. “Estamos contentes por terem escolhido a nossa escola para o lançamento dos jogos, isso nos motiva e nos valoriza. Os jogos vão promover socialização e vão despertar nos alunos o desejo de ganhar medalhas e a coragem de irem para outros lugares para participarem de competições”, comentou.

A estudante Luana Xerente, 19 anos, disse que sentiu vontade de participar dos jogos. “Eu gosto de jogar bola e já começamos a desejar vencer e ganhar medalhas para o orgulho do povo da nossa aldeia”, ressaltou.

A estudante Ana Cláudia Xerente, 12 anos, aproveitou a solenidade para apresentar suas habilidades, ela participou do cabo de guerra e da corrida com varinhas. “Estou ansiosa para que os jogos comecem”, expressou.

Josias Xerente, 12 anos, também gosta de jogar bola e disse que está na expectativa para ver as competições e desde já ia começar a treinar.

As etapas regionais dos JEITs vão iniciar no dia 8 de setembro e a etapa estadual está prevista para ser realizada de 20 a 23 de outubro, em Palmas.