Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A semana começou com ações integradas de fiscalização ambiental promovidas pelo Comitê Estadual do Fogo e parceiros, em duas cidades da Região Sul do Tocantins. Na segunda-feira, 12, as ações foram realizadas na zona rural de Palmeirópolis, e nesta terça-feira, 13, as equipes estão em São Salvador. Apesar do objetivo das fiscalizações de inibir o surgimento de novos focos de calor e incêndios florestais, as equipes vão autuar qualquer crime ambiental com o qual se depararem. Como explica o tenente-coronel, Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

"Essas são ações que fazem parte do Plano de Ação do Comitê do Fogo para 2022. Assim como fizemos em Paranã e Taquaruçu. Vale destacar que, apesar das ações serem focadas em impedir o surgimento de novos focos de calor e incêndios florestais, as equipes vão autuar qualquer crime ambiental com o qual se depararem", afirmou o coordenador-adjunto, que ainda fez um apelo à população.

"Nós pedimos o apoio da população para que não coloque fogo, porque nessa época do ano, pelas condições climáticas de temperatura e baixa umidade, a vegetação está muito seca, o vento está forte, o risco que esse cidadão tem de perder o controle do fogo e iniciar um incêndio florestal é muito grande. Se as equipes de fiscalização se depararem com uma situação dessas, podem, inclusive, dar um flagrante", alertou o tenente-coronel.

"E por outro lado, pedimos o apoio da população para se vir alguém fazendo isso, que possa denunciar através da "Linha Verde" do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do 190 da Polícia Militar, e, aquele município que possui Guarda Municipal, através do 156.  Contamos muito com o apoio do cidadão, pois, apesar de todas as condições climáticas, só vai haver incêndio florestal se alguém iniciar o fogo”, explicou.

A orientação é que, quando possível, seja feito uma foto ou filmagem do crime que será denunciado, para materializar sua autoria.

As ações de fiscalização são encabeçadas pela Defesa Civil Estadual, e contam com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Defesa Civil dos municípios de Palmeirópolis e São Salvador.

Formoso do Araguaia, região sul do Estado, será o próximo município a receber a ação de fiscalização do Comitê do Fogo e parceiros no dia 26 de setembro.