O Governo do Tocantins segue com seu objetivo de promover a socialização, integração e o incentivo das categorias de base, por meio da Escolinha Nilton Santos, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju). Dessa vez, esses jovens atletas serão desafiados no 1º Campeonato Olé nas Drogas, promovido pela Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), com o apoio da Fundação Municipal do Esporte e Lazer. A competição iniciou nesse sábado, 29, e segue até o dia 3 de dezembro, com jogos aos fins de semana.
O Caio Gabriel faz parte da Escolinha Nilton Santos na categoria sub-13. O atleta vê a participação dos alunos do projeto no Campeonato Olé nas Drogas, como uma boa oportunidade de garantir a prevenção e o combate das drogas entre os jovens. “É muito legal, pois vai incentivar a gente a correr atrás do esporte e não das drogas. É muito bom incentivar o esporte e ajudar no sonho de muitos adolescentes", frisou o estudante.
Paula Mendes é uma das maiores incentivadoras do filho Paulo Victor e para ela o esporte é um grande aliado no combate das drogas e consequentemente, no desenvolvimento dos jovens. “A Escolinha Nilton Santos está de parabéns. É um incentivo bom, jogar bola, sair das ruas e praticar atividades físicas também”, explicou.
O Paulo Victor sabe bem da importância do esporte em sua vida. “Eu acho bom porque a gente treina, faz amigos, joga muito, participa de campeonatos e torneios. Eu fico muito feliz”, destacou o atleta da categoria sub-11.
O professor Gilberto de Souza, sempre desenvolve em suas aulas na Escolinha Nilton Santos, a ideia de que mais do lazer ou competições, o esporte é responsável por desenvolver o caráter e a formação da juventude. Durante a abertura do Campeonato Olé nas Drogas, o treinador parabenizou a organização pela ideia do evento e aproveitou para reforçar que a participação dos alunos em torneios, ajuda a fomentar o desenvolvimento da juventude. “ A gente costuma ver jovens que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir, de modo a se sensibilizar, que realmente as drogas não leva a nada. Essa competição é de suma importância para que eles possam refletir e colocarmos na mente deles de que as drogas não leva para lugar nenhum”, destacou.
Sobre o campeonato
O Campeonato Olé nas Drogas reunirá 22 equipes, nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15. Jovens atletas de Palmas, Paraíso e Nova Rosalândia serão desafiados até o dia 3 de dezembro. Os jogos serão realizados na Escolinha Nilton Santos, estádio Nilton Santos, 1º Batalhão, campo do Aureny III e campo do Lago.
O gerente de Políticas sobre Drogas da Fundação Municipal da Juventude de Palmas e um dos idealizadores do campeonato, Bruno Mendes, explica que o objetivo é também promover a socialização. “A ideia desse projeto é que eles estejam em confraternização com outros jovens e através do esporte, fazer essa prevenção e conscientizar quanto ao combate as drogas. Essa é a ideia crucial do projeto”, explicou.
Resultados da primeira rodada do Campeonato Olé nas Drogas
-Local dos jogos: Escolinha Nilton Santos
*Escolinha Nilton Santos 0 x 0 GET Paraíso (sub-11)
*Fla Palmas 12 0 x 4 GET Paraíso (sub-13)
*Escolinha Nilton Santos 0 x 2 Fla Palmas (sub-13)
-Local dos jogos: Estádio Nilton Santos
*CFA Palmas 2 x 1 Batalhão (sub-13)
*Nova Rosalândia 0 x 6 Batalhão (sub-15)
*CFA Palmas B (sub-14) 1 x 0 CFA Palmas A (sub-15)
Escolinha Nilton Santos
Pilares como integração, qualidade de vida, mente saudável e educação dentro e fora de campo são itens importantes na formação de um atleta. Com esse objetivo, a Escolinha Nilton Santos, oferece para alunos de 7 a 17 anos, aulas gratuitas e orientadas por profissionais com experiência técnica na área esportiva, que sempre trazem para esses jovens, lições de que o esporte vai muito além de jogos ou competições, mas faz parte da formação de um cidadão. O projeto é promovido pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude e é desenvolvido na arno 43 (407 norte), em Palmas.
O projeto foi fundado em 1997, com o nome Espaço Mané Garrincha. A Escolinha Nilton Santos recebeu esse nome em dezembro de 2001, quando o ex-jogador e ídolo do Botafogo veio morar em Palmas.