Entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, as equipes do Hospital Regional de Araguaína (HRA) participaram de encontro com profissionais do Hospital Beneficência Portuguesa. O encontro teve como objetivo alinhar ações do projeto Lean nas Emergências, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em desenvolvimento na unidade hospitalar, desde o final de 2022.
Durante o encontro com o médico estão sendo apresentados conceitos do projeto, indicadores e análise sobre o método aplicado. Os participantes também realizam dinâmicas e roda de conversa.
O médico, representante do Hospital Beneficência Portuguesa, Flávio Nogueira, explicou que “o projeto iniciou-se em 2014 e já atendeu 134 hospitais do Brasil, em todas as regiões. Um dos principais objetivos é melhorar o processo de atendimento nas emergências. O projeto é composto pela primeira fase, com análise do Ministério da Saúde e a decisão pela escolha do HRA, foi do Ministério. Uma vez que os hospitais são selecionados, os representantes são encaminhados para capacitação, para um dos três hospitais de referências que fazem parte do projeto, que é o Beneficência Portuguesa e Sírio Libanês em São Paulo e o Moinho de Ventos, em Porto Alegre”.
Para o HRA, foi iniciado um treinamento na Beneficência Portuguesa, em dezembro de 2022, com continuidade em janeiro de 2023. “Realizamos o treinamento com pessoas escolhidas de vários hospitais e agora trazemos para dentro da unidade uma revisão dos processos de atendimento para encurtar o tempo de espera nas salas de emergências, retiramos os leitos dos corredores e no HRA, já começou a fluir. O grupo selecionado do hospital foi bastante proativo e já estão realizando as mudanças”, destacou o médico.
A diretora geral do HRA, Wal França comemora. “O nosso intuito é melhorar cada vez mais a assistência ao paciente, com o projeto estamos conseguindo visualizar oportunidades de melhor atender os pacientes. Parabéns a toda a equipe envolvida!”, disse.
Nos próximos seis meses a cada duas semanas, a equipe da Beneficência Portuguesa irá acompanhar as mudanças e no segundo semestre terá o seguimento à distância, com visitas virtuais.