Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Os professores de Matemática das escolas da rede estadual já estão preparando os estudantes para as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), 18ª edição. Como é o caso da equipe de professores do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade I, que elaborou um projeto de estudos e de preparação dos alunos com os conteúdos da olimpíada para ser aplicado durante o ano letivo. A Secretaria da Educação lembra que o período de inscrições para a Obmep encerra nessa sexta-feira, 17.

A professora Ana Cláudia Coelho de Oliveira, que também coordena a área de Matemática e suas Tecnologias, explicou que a elaboração do projeto ajuda a manter um padrão de estudos e de conhecimentos em todas as turmas. “Nós já fizemos as inscrições dos nossos alunos e nesta semana estamos produzindo o tangram, que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, e depois iniciaremos o estudo dos conteúdos específicos”, explicou.

Alunos premiados

O Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade I já é referência na participação de alunos na Olimpíada de Matemática e, em todos os anos, sempre tem algum estudante que se destaca e recebe medalhas. No ano passado, Juliana Pereira Luciano recebeu medalha de prata e seis estudantes alcançaram medalhas de bronze, são eles: Asaf Calixta Mittelstady, Joaquim Miranda Santana, Laura da Silva Alves Teixeira, Gerllyson Lucas Ferreira dos Santos, Mark Borges Siebem e Isabella Franklin Menezes. Esses alunos medalhistas participam neste ano do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico e receberão uma bolsa de incentivo no valor de R$ 300.

Outros seis estudantes foram premiados com o certificado de Menção Honrosa, são eles: Ana Cecília Cerqueira Reis, Ruan Alexandre Carvalho Brito, Artur Vasconcelos de Sousa, Davi Pereira Sabóia, Henrique Fernandes e Vinicius Rocha Damasceno.

A estudante Laura, 12 anos, do 8º ano do ensino fundamental, disse que ficou animada com a medalha de bronze e já está se preparando para a olimpíada deste ano. “Eu fiquei motivada e estou estudando com o pensamento na medalha de ouro”, comentou.

O estudante Asaf, 12 anos, também do 8º ano do ensino fundamental, ressaltou a alegria de ter alcançado uma medalha. “Eu gosto muito de Matemática e de Ciências e já estou estudando para as próximas provas da olimpíada”, frisou.

Obmep na Escola

A professora Ana Cláudia também se inscreveu no programa Obmep na Escola e por isso ela participa de fóruns de discussões e de estudos com outros professores do Brasil, o que ajuda a ampliar as práticas de ensino com os conteúdos de Matemática.

A Obmep

A olimpíada é destinada aos estudantes matriculados no 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, de escolas públicas e privadas. As inscrições são realizadas por um professor coordenador, que será responsável pela aplicação das provas da primeira fase.

A Obmep consta de duas fases, a primeira de uma prova objetiva a ser realizada na escola, que está prevista para acontecer no dia 30 de maio, e os classificados farão a segunda prova em 7 de outubro. As questões serão preparadas de acordo com o grau de escolaridade, sendo: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).

Entre os objetivos da Obmep estão os seguintes: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da educação básica, com um maior número de alunos tendo acesso ao material da olimpíada, identificar jovens talentos e incentivar o seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2005 e é uma realização da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).