Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dificuldade para mastigar, dor ao engolir, tosse, engasgo, pneumonia de repetição e perda de peso. Estes são alguns dos sintomas da disfagia, problema que se caracteriza pela alteração no transporte dos alimentos e líquidos da boca até o estomago. Para chamar a atenção da população e dos profissionais de saúde sobre o sintoma, comemora-se nesta segunda-feira, 20, em todo o país, o Dia Nacional de Atenção à Disfagia e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população. 

Segundo a fonoaudióloga da SES-TO, Patrícia Policeno de Resende, “a disfagia é um sintoma que está associado a patologias como AVC, TCE, Intubação orotraqueal, doenças neurológicas progressivas e daí surge a importância do diagnostico precoce, pois além dos sintomas, precisamos tratar a causa”.

A especialista ressalta que “o sintoma pode acontecer em todo o ciclo de vida e caso não seja tratada, o paciente pode sofrer diversos problemas que pioram a saúde em geral, como a desnutrição e desidratação”.

A falta de informação e orientação dos sintomas pela população causa atraso no diagnóstico e início do tratamento, o que impacta negativamente na qualidade de vida. “O que poucos sabem, é que a disfagia pode acontecer em todo o ciclo de vida e caso não seja tratada, o paciente pode sofrer diversos problemas que pioram a saúde em geral, como a desnutrição e desidratação”, enfatiza Patrícia Policeno.

A doença

A disfagia é uma alteração no trajeto do alimento da boca até o estômago, causada por múltiplas condições que afetam tanto a deglutição – disfagia orofaríngea por dificuldade de engolir – como a progressão de conteúdos pelo esôfago – disfagia esofágica por obstruções ou disfunções do trânsito alimentar.

As principais causas de disfagia são doenças neurológicas – sequela de AVC, demência, doença de Parkinson – câncer de cabeça e pescoço, câncer e divertículos esofágicos, assim como sarcopenia, entre outras. Nos idosos a disfagia é mais frequente basicamente pela ocorrência de duas situações concomitantes: a presbifagia (envelhecimento usual da biomecânica da deglutição) e as doenças mais prevalentes entre os mais velhos.

Tratamento

O tratamento é realizado por meio de um acompanhamento em conjunto de diversos profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, médico, fisioterapeuta, enfermeiro e cuidadores) e consiste em terapias que trabalhem estimulações sensoriais e treinos de com consistências alimentares.

Assistência especializada no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento especializado a seus pacientes por meio de uma equipe multiprofissional que atua de forma integrada, visando proporcionar uma assistência completa. Além dos fonoaudiólogos e nutricionistas, médicos, enfermeiros, odontólogos e residentes médicos e multiprofissionais atuam conjuntamente buscando soluções de acordo com cada caso.