Até o próximo dia 22, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam as pesquisas para o 2º Levantamento da Safra de Café 2023. Os trabalhos tiveram início nesta semana com visitas presenciais em lavouras da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos demais estados, a apuração ocorre de forma remota, a partir da coleta de informações com produtores, cooperativas, escritórios que prestam serviços de assessoria técnica, revendas de insumos, entre outros.
Durante o trabalho de campo, os técnicos da estatal poderão acompanhar o início da colheita da atual safra do grão. A expectativa, apontada no primeiro levantamento do produto realizado pela Conab ainda em janeiro, é que pouco mais de 4% do café nacional deve ser colhido até o final de abril.
As visitas incluem as propriedades rurais, cooperativas e outras entidades parceiras. Serão levantadas informações a respeito da produção total de café, bem como os seus reflexos para o mercado, considerando as variáveis climáticas, do manejo, da bienalidade da cultura, das condições de crédito rural e das perspectivas de mercado.
Os dados consolidados constarão no boletim do 2º Levantamento da Safra de Café 2023, que será divulgado e publicado no dia 18 de maio no site da Companhia.