Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro

As equipes do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, e Colégio Estadual São José, de Palmas, se classificaram para as quartas de final do 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023, realizado em Palmas. O maior evento escolar de futebol feminino do país conta com a participação de mais de 500 estudantes atletas, dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na terceira rodada, realizada nesta quarta-feira, 26, o time do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, venceu a equipe da E. E. Rosalvo Ribeiro (AL), por 18x0, no 1º batalhão da PM e garantiu o primeiro lugar do grupo H, com três vitórias consecutivas. Já o São José, depois de duas vitórias, empatou com a equipe da E. E. Coronel José Alves Ribeiro (MS) com o placar de 1 x 1, na Escolinha de Futebol Nilton Santos.

As duas escolas da rede estadual de ensino jogam pelas quartas de final na manhã dessa quinta-feira, 27, no estádio Nilton Santos. Primeira colocada do grupo H, a equipe do Colégio Estadual Guilherme Dourado jogará às 8h, com o EEB Joaquim Ramos Cívico-Militar (SC). Na sequência, às 9h15, o Colégio Estadual São José enfrentará o Instituto de Educação da Paraíba (PB).

De acordo com o superintendente de Desporto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Thiago Costa, nesta quarta-feira as equipes do Tocantins jogaram novamente, com times que já perderam para outras equipes. “Mas a partir de quinta-feira já serão os times que ganharam os três jogos, ou seja, os times mais fortes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina”, explicou.

A estudante atleta, Maria Vitória Pereira de Sousa, goleira da equipe São José, conta como se sente ao participar da competição. “Estamos sim ansiosas, pois é uma grande honra e responsabilidade representarmos o nosso Estado, mas fomos preparadas para chegar nesta competição e darmos o nosso melhor”.

Emilly Gama, zagueira da equipe São José, fala da dedicação do time. “Cada vitória, cada ponto conquistado é uma grande conquista e valoriza o nosso esforço. Treinamos duro e ficamos felizes em poder disputar a próxima fase”.

O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, ressalta a importância da parceria com a Educação.  “Não fosse a atuação da Seduc esta competição não estaria sendo realizada aqui na região norte. As conversas começaram há um ano e a proposta era trazer uma competição nacional que valesse vaga para o campeonato mundial, na região norte. A Secretaria não mediu esforços e levou a proposta ao governador que de imediato abraçou a ideia e formalizou um termo de fomento da Seduc com a CBDE, que viabilizou repasses dos recursos necessários para a realização da competição no Tocantins. Estamos muito satisfeitos com a receptividade e organização de excelência do evento”, destacou o presidente da CBDE.

Nas quartas-de-final, quinta-feira, 27, começam as disputas dos vencedores das séries: ouro, prata e bronze. As finais das séries serão realizadas no sábado, 29, encerrando a competição.

As disputas prosseguem até sábado, 28, com jogos na Escolinha de Futebol Nilton Santos, no 1º Batalhão da Polícia Militar, Centro de Treinamento Fla Palmas e Centro de Treinamento Palmas. A escola campeã representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) com apoio do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).