Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema "Sede misericordioso como vosso Pai do céu é misericordioso" (Lucas 6:36) e o lema "Fazer sempre o bem, o bem a todos, e o mal nunca, a ninguém" (São Luís Orione), os festejos em honra ao padroeiro São Luís Orione serão realizados de 7 a 16 de maio de 2023, com início sempre às 19h, na Paróquia São Luís Orione que está localizada na quadra 904 sul, na região sul de Palmas/TO.

Este ano, a festa terá uma programação repleta de atrativos musicais, leilão, sorteios de prêmios, comidas típicas e muito mais. Ao longo dos dias de celebrações, terá a benção do Centro Catequético e homenagem ao padre Antônio Dalmasso; benção dos doentes; investidura de novos coroinhas; noite sertaneja, homenagem ao homem do campo e missa presidida pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

A quermesse contará com atrações musicais com participação dos artistas locais Marlon e Muriel, Quéren e Badinho. As noites serão movimentadas com barracas de comidas típicas: macarronada, maria isabel, tapioca, bolos, doces, cachorro quente, caldos, churrasquinho, picolé e bebidas diversas.

Arrecadação para obra social

A arrecadação dos festejos deste ano contribuirá com a manutenção das atividades paroquiais e será de fundamental importância para a obra social Pequeno Cotolengo de Palmas. A obra acolhe pessoas com deficiência intelectual de famílias carentes. Com os acolhidos, são desenvolvidas, ao longo da semana, ações educativas, interativas, musicoterapia, atividades físicas, dança, tecnologia assistida, alimentação saudável e outras atividades da vida diária dos assistidos. Tudo mantido por meio de doações.

Quem foi São Luís Orione?

São Luís Orione é um dos maiores e mais conhecidos apóstolos da caridade. Nasceu em Pontecurone, lugarejo do Piemonte, na Itália, em 23 de junho de 1872. Foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1895, em Tortona. No dia de sua primeira missa, tomou a decisão de não ser um padre somente para os que iam à Igreja, mas ser padre para todos, especialmente para os mais afastados da Igreja e para os pobres. Para atender a tantas obras, fundou as Congregações Religiosas: Pequena Obra da Divina Providência, eremitas da Divina Providência, Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e Irmãs Sacramentinas Cegas. João Paulo II o beatificou em 26 de outubro de 1980.

Depois de reconhecidas suas virtudes heroicas e sua bondade em vários milagres comprovados e aprovados, o mesmo Papa João Paulo II o proclamou Santo da Igreja numa missa de Canonização na Praça de São Pedro, em Roma, no dia 16 de maio de 2004. De acordo com dados da Congregação Orionita, são mais de 2 mil religiosos, religiosas, leigos e consagrados orionitas no mundo; mais de 50 mil assistidos com as obras orionitas; 128 paróquias e 11 santuários.

A Paróquia

A Paróquia São Luís Orione foi instalada em Palmas, ainda como capela, na década de 80. Em novembro de 2001, o então Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, nomeou o Pe. Geraldo Dionízio Basílio como primeiro pároco na comunidade. Desde então, muitos outros padres já passaram pela paróquia.  O atual pároco, Pe. Sebastião Bertoldo Tigre, vem a ser o sexto pároco da paróquia desde a sua criação, e, junto a ele, está o vigário Pe. Anderson Felisdorio Araujo.