Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 23ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) será realizada nos próximos dias 16 a 20 de maio, em Palmas e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) é presença confirmada mais uma vez. Este ano, um dos produtos que serão expostos é o Projeto de Desenvolvimento de Novos Produtos a partir de Pescados da Região do Tocantins, pioneiro no Estado e que desde 2002 é realizado pelos acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos, por meio do Laboratório de Tecnologia de Carnes e Pescados, sob a coordenação do Professor Pedro Ysmael Mujica.

O projeto tem como objetivo incentivar o consumo de peixe no Tocantins, o aproveitamento integral de peixes regionais e o desenvolvimento de novos produtos, que agreguem valor ao pescado. Além disso, como explica Mujica, o grupo de estudos faz a aproximação com o setor produtivo, por meio de parcerias que aproximam a universidade da indústria e da população e também permitem que estudantes apliquem a teoria aprendida na prática.

Durante toda esta segunda-feira, 15, data que antecede a feira, o grupo de estudos estará no laboratório preparando os diferentes produtos que serão apresentados aos visitantes da feira. Entre as novidades, estão os produtos elaborados a partir de pescados, tais como o hambúrguer e empanados em formato lúdico para incentivar o consumo de peixe com as crianças.

Durante a Agrotins

Nos próximos cinco dias de feira a equipe estará no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, para uma série de ações como:

· Orientações Técnicas sobre características de qualidade dos peixes e sobre formas de armazenamento / conservação do peixe;

· Orientações Técnicas sobre valor nutritivo do peixe, bem como sobre o seu aproveitamento integral (diferentes formas de preparo);

· Incentivo ao Consumo de Peixes da Região;

· Entrega de folhetos sobre o valor nutritivo do peixe e seu aproveitamento integral (diferentes formas de preparo);

·Elaboração de produtos diferenciados com maior valor agregado, utilizando-se como matéria-prima peixes de baixo valor comercial do Tocantins.

Para isso eles terão contato com os visitantes por meio de orientações, dicas de preparo de peixes e receitas. Além, é claro, da degustação e exposição de produtos elaborados a partir de peixes da região tais como empanado, kibe, paçoca, costelinha empanada, almôndegas, hambúrguer de peixe, linguiça de peixe, entre outros.