Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pacientes diabéticos tipo I e II, que solicitaram insulina via demanda judicial, já podem retirar os medicamentos a partir desta quarta-feira, 17. O medicamento que não é padronizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), teve o estoque regularizado, mediante aquisição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que comprou, via requisição administrativa, mil canetas de Insulina Glargina Lantus, de longa duração. Um investimento de R$ 19 mil.

A compra foi realizada graças aos esforços da equipe do Núcleo de Demanda Judicial (NDJ/SES-TO), mesmo diante da escassez nacional de insumos para produção de insulinas. Os medicamentos imprescindíveis para o tratamento e controle de portadores de diabetes mellitus tipos 1 e 2, atenderão em torno de 360 pacientes, que já estão sendo informados para realizar a retirada.

A superintendente de Assuntos Jurídicos da SES-TO, Shirley Barros, ressaltou que a normalização do estoque é uma grande conquista. “Diante do cenário atual, a aquisição desses medicamentos é celebrada não apenas pelos pacientes, mas por toda equipe que têm trabalhado para atender com agilidade todas as demandas”.

Ainda segundo a servidora, na próxima sexta-feira, 19, será aberto mais um pregão para aquisição de novos medicamentos. “Com esse nosso pregão faremos aquisição de insulinas e demais fármacos para pacientes com mellitus tipos I e II, para que haja a assistência contínua da população”.

Outros fármacos

A aquisição de insulinas tem sido uma dificuldade nacional, até mesmo o Ministério da Saúde (MS), informou à SES-TO, que terá que fazer remanejamento insulina de ação ultra rápida, de outra unidade da federação, para regularizar os estoques da Diretoria de Assistência Farmacêutica Estadual (DAFE), com o fármaco que é de responsabilidade de aquisição federal.

Os pacientes que fazem uso de insulinas NPH e Regular seguem assistidos, com a distribuição regular do medicamento, o qual já foi dispensado pela DAFE, aos municípios para que seja entregue.