Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Colaboradores, usuários, alunos, professores e apoiadores do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins realizaram uma manifestação em apoio às instituições nessa terça-feira, 16, com concentração às 16h, nas principais cidades do estado: Palmas, Araguaína e Gurupi. Os atos aconteceram de forma simultânea em defesa do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) por todo o país.

A concentração da manifestação em Palmas aconteceu na sede da Fecomércio (Av. Teotônio Segurado) às 16h e teve a transmissão ao vivo para o canal do Youtube da CNC que transmitia para todo o país as manifestações. A movimentação em Palmas contou cerca de 350 pessoas. Em Araguaína e Gurupi, além da carreata, os participantes se reuniram na frente do Centro de Atividades Sesc Araguaína e na Av. Goiás em frente ao Posto Cometa. Juntas, as duas cidades contabilizaram mais de 500 pessoas.

No Tocantins, Sesc e Senac levantaram mais de 10.721 assinaturas, até o momento, na petição pública em apoio às instituições e contra o corte de 5% dos recursos que podem comprometer milhares de ações de saúde, educação, cultura, lazer, esporte, assistência e qualificação profissional em todo o país. O documento já conta com mais de 730 mil adesões. Para defender e apoiar o Sesc e Senac, assine: https://cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, Itelvino Pisoni, ressaltou a importância da união para o sucesso das manifestações: “Esses atos ressaltaram o fato de que precisamos continuar unidos para mostrar a força do Sistema Comércio. Não podemos deixar que haja esses cortes no recurso do Sesc e Senac pois os maiores impactados são os trabalhadores do comércio e nossos usuários”.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), centrais sindicais trabalhistas e confederações patronais são favoráveis à manutenção dos recursos e serviços do Sesc e do Senac, visto a possibilidade de fechamento das atividades em mais de 100 municípios.