Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento pessoal, social e econômico, o Centro de Defesa dos Direitos da Crianças e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, divulga 60 vagas para cursos profissionalizantes, com bolsa-auxílio de 100 reais, para preparar adolescentes do município de Tocantínia para o protagonismo juvenil e acesso ao mundo do trabalho. A atividade faz parte do Projeto Esperançar, executado em parceria com a Paróquia São Sebastião - Tocantínia/TO e Secretaria de Estado da Educação - Tocantins.
Uma das responsáveis pela coordenação do projeto, Mônica Brito, secretária Executiva do Cedeca, explica que essa é uma iniciativa que visa promover habilidades e competências necessárias para a qualificação profissional de adolescentes e, também e empoderar as famílias para a autonomia financeira.
“Além das habilidades técnicas, qualificação profissional e desenvolvimento de habilidades, como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico, queremos que esses adolescentes tenham condições de acessar o primeiro emprego e sua autonomia financeira”.
As oficinas de formação, que serão iniciadas em agosto e finalizadas em outubro, selecionará 60 adolescentes do município de Tocantínia - TO, para participar do curso de sua preferência, como Informática Básica, Operador de Caixas, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Cuidador(a) de Idoso, Técnicas de Cutilagem e Esmaltação, Design de Sobrancelhas, Mídias Sociais para o Comércio e Instagram Para Negócios.
Durantes os três meses da profissionalização, os/as participantes receberão bolsa-auxílio no valor de 100,00 reais, desde que tenham frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) referente à carga horária mensal do curso.
Para se candidatar é preciso realizar inscrição por meio de Edital em Google Formulário, sendo necessário o seu preenchimento informando os dados do/a interessado/a, até o dia 19 de junho de 2023.
Esperançar
Um projeto Criado pelo Cedeca-TO, o Esperançar visa formação de adolescentes do município de Tocantínia/TO, bem como de famílias, incentivando a autonomia financeira, social e política com vistas ao seu desenvolvimento pessoal, social e econômico.
De modo a propiciar aos adolescentes habilidades e competências para o acesso ao mundo trabalho, fomentar o protagonismo social e a inclusão digital de adolescentes e das famílias envolvidas no projeto e promover a inclusão produtiva de famílias e de adolescentes.
No âmbito deste projeto também será promovido o apoio a pequenos empreendimentos já existentes na cidade, os quais esses não têm condições de comercializarem seus produtos. A proposta é fomentar e organizar os feirantes de modo que posteriormente possam seguir de forma independente, posto que o projeto vai subsidiar 20 expositores, com camisetas, banner de identificação e tenda maior para os shows e outras artes. Para estes expositores serão feitas palestras sobre forma de embalar, comercializar e precificar os produtos.
O projeto tem previsão de ser finalizado em dezembro de 2023.