Visando promover habilitação de engenheiros agrônomos para atuação na Certificação Fitossanitária, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realiza nesta terça-feira, 23, e segue até o dia 25 deste mês, o curso de habilitação para responsáveis técnicos (RT) para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), que está sendo realizado no auditório do hospital veterinário do Ceulp/Ulbra, em Palmas.
Segundo a inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Lidiana Lira, o curso é de suma importância para os responsáveis técnicos. “O curso permite a habilitação dos profissionais para certificação fitossanitária de origem, que é exigência federal promulgada pelo MAPA, sendo embasamento para a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) pela Adapec”, pontua.
Thomas Vieira é engenheiro agrônomo e aproveitou a oportunidade do curso para se capacitar profissionalmente. “Nós temos uma grande demanda de produtos vegetais para exportação, e nisso o curso veio a calhar, pois passamos a ser habilitados como responsáveis técnicos. Logo, o produtor rural terá acesso a profissionais qualificados e habilitados junto à Adapec e Ministério da Agricultura”, afirma.
Uma das principais propostas da capacitação é de que os profissionais possam identificar pragas quarentenárias e saber quais medidas adotar para que não afete a produção local ou de estados vizinhos, é o que explica o Auditor Fiscal Federal Agropecuário/SFA-TO, Fernando Azevedo.