Anualmente os empresários Grácia e Robson Leal da BeijúMeu Tapiocaria, se juntam a dezenas de outros voluntários para trabalhar na Festa do Lar Batista. Eles participam desde a primeira edição do evento, em 2012, quando a festa foi pensada com o objetivo de levantar fundos para melhorar a infraestrutura do Lar Batista FF Soren. O Lar, que é mantido no Tocantins pela Junta de Missões Nacionais desde 1942, é a casa abrigo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, encaminhados pela Vara de Infância e Juventude. “Faz parte da nossa motivação o senso de responsabilidade para com o nosso próximo que é um mandamento de Deus. É gratificante pra gente promover um pouco de conforto a mais todos os anos, com cada melhoria na infraestrutura que já foi possível fazer no Lar Batista”, relata Grácia.
Em sua 10ª edição, a Festa do Lar consiste principalmente em um festival gastronômico com mais de 30 barracas de comidas e bebidas, além de artesanatos, apresentações culturais e atividades de recreação para as crianças. Cada barraca é organizada e patrocinada por pessoas das igrejas evangélicas de diversas denominações no Tocantins, além da parceria com várias empresas privadas que patrocinam insumos para a produção dos alimentos.
A festa terá início às 17h e segue até às 22h, na própria sede do Lar Batista, em Luzimangues. A entrada é gratuita e para comprar os produtos vendidos nas barracas, basta adquirir o cartão de consumo, que custa R$ 10, que você pode comprar clicando neste link (https://linktr.ee/larffsoren). Cartões de consumo serão vendidos também na recepção do evento.
Desde a primeira festa foi possível realizar muitas benfeitorias no Lar. Entre os desafios deste ano destaca-se a troca das telhas de fibrocimento, que são extremamente quentes, por telhas isotérmicas, que vão permitir a instalação de placas de energia solar (certamente será o objetivo de uma festa no futuro).
Natureza Filantrópica
O Lar Batista F. F. Soren é uma instituição pertencente à Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, uma organização religiosa, de natureza filantrópica, educacional e social, sem fins lucrativos, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude e Ministério Público, desde 1942. O Lar foi fundado pelos missionários Francisco e Beatriz Colares, que construíram um templo, uma escola e uma casa de moradia em um bonito lugar às margens do Rio Manoel Alves Pequeno. Assim nasceu a cidade de Itacajá/TO, que abrigou o Lar Batista por 68 anos.
Mudança
Desde 2010, o Lar está instalado no Distrito de Luzimangues, pertencente a Porto Nacional, porém a 20Km da capital, Palmas (TO). As instalações contam com salas multiuso, ambulatórios médico e odontológico, biblioteca, refeitório/auditório, lavanderia, chalés, sala de dança e inclusão social, praça de convivência com quadra esportiva e casas lares, que são residência das crianças.