A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu na manhã desta quarta-feira, 31, uma reunião com representantes das instituições de ensino superior, do Sebrae, Senac e Sesi, para discutir a organização da 9ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), prevista para ser realizada no mês de outubro.
A Sicteg é um evento anual e busca promover a popularização da ciência, incentivar a inovação tecnológica e estimular o interesse da população pela área. A iniciativa já se tornou um sucesso a nível de Estado e tem como objetivo principal aproximar a comunidade local das diversas áreas do conhecimento, além de fomentar o empreendedorismo e a troca de ideias.
Durante a reunião, realizada na sede do Sebrae, foram discutidos diversos aspectos relacionados à organização do evento. A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Ferreira, destacou que a ideia esse ano é dar uma nova roupagem à Sicteg, fazendo com que a mesma também seja uma feira de negócios. Para isso, a reunião também contou com a presença do Consultor de Planejamento Estratégico, Marketing e Exposições, Júnior Lainetti.
“O objetivo foi discutir a organização da Sicteg, trouxemos o Júnior Lainetti, com sua experiência na organização de feiras, para darmos uma nova cara para a feira. Além de ser científica, tecnológica e acadêmica, queremos também que seja uma feira de negócios e que as pessoas não visitem apenas para assistir, mas para que também façam negócios, que as empresas possam se aproximar mais da academia para ampliarmos essa conexão entre os pesquisadores e os empresários”, disse a secretária.
A gestora da pasta enfatizou que o intuito é tornar a Sicteg ainda maior, trazendo as instituições e órgãos ligados à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento econômico para perto da comunidade. Com isso, fazer com que o evento faça a diferença na vida das pessoas.
Participaram da reunião representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT); do Instituto Federal do Tocantins (IFTO); da Universidade de Gurupi – UnirG; dos Diretórios Acadêmicos das três instituições (UFT, IFTO e UnirG); do Sebrae, do Senac e do Sesi.