Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promove nessa quarta-feira, 21, às 10 horas, a 38ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão (PEC) na sede administrativa do PEC, em Caseara. Na oportunidade será tratada a renovação da gestão do conselho para o biênio 2023-2024.

O supervisor do Parque Estadual do Cantão, Adailton Fernandes, informou que, além da formação da nova gestão, a reunião visa capacitar os conselheiros empossados e apresentar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Ele explicou que serão abordadas questões como a importância do conselho e a função do conselheiro, além de esclarecer sobre as normativas estabelecidas no Regimento Interno.

Constituído por representantes do poder público e/ou da sociedade civil, o Conselho Consultivo, segundo Adailton Fernandes, é uma entidade importante para a gestão do Parque. “O conselho é um espaço democrático de diálogo entre a UC, órgãos públicos e instituições da sociedade civil, para que eles contribuam de forma participativa com as decisões da gestão do Parque”, explicou.

A analista ambiental da gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Flávia Rodrigues, complementou que o Conselho do PEC é consultivo e visa contribuir e apoiar os trabalhos de gestão e consolidação do PEC; oferecer transparência para a gestão da UC; contribuir para a elaboração do Plano de Manejo e integrar o Parque às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, organizações não governamentais (Ong’s), poder público, bem como as outras áreas protegidas situadas no entorno.