Com o objetivo de suprir a demanda do turismo local e aumentar a renda da população, o Governo do Tocantins, por meio da a Secretaria do Turismo (Setur) realizou, entre maio e junho, uma série de capacitações do projeto Cama e Café juntos aos municípios tocantinenses que terão, principalmente, programação de temporada de praia. Um projeto de hospedagem alternativa que irá garantir a oferta de mais acomodações nas cidades.
Ao todo, 70 pessoas foram capacitadas, de janeiro a junho, sendo que 86 leitos já estão disponíveis para receber os turistas. A equipe técnica da Setur percorreu nove municípios, dentre eles: Tupiratins, Buriti do Tocantins, São Sebastião, Itaguatins, Maurilândia, Carrasco Bonito, Xambioá, Aurora e Almas.
A moradora do município de Itaguatins, a 648 km de Palmas, no extremo norte do Estado, na região conhecida como Bico do Papagaio, Lucimar Soares, foi uma das que participaram da capacitação e esperar obter uma renda extra com a oferta de leito em sua residência no período de temporada de praia. “A capacitação da Setur foi muito importante, pois tenho disponível quatro quartos e conseguirei atender até 12 pessoas nas acomodações”, ressaltou
Segundo a gerente de qualificação técnica da Setur, Francielle Isecke, durante as capacitações são repassadas informações, por meio de uma assessoria técnica, sobre de como arrumar a cama, segurança sanitária, qualidade no atendimento, café da manhã regional, tarifário, ficha técnica e governança.
Para o secretário do Turismo, Hercy Filho, o Cama e Café oferece um grande benefício para a comunidade e também para os turistas, “ Os turistas que buscam conhecer as belas praias de rio do Tocantins têm a oportunidade vivenciar os costumes locais mais próximo dos moradores da cidade, além de gerar uma renda extra”, enfatizou.
Cama e Café
O projeto Cama e Café é um meio de hospedagem oferecido em residências, com no máximo três dormitórios, para uso turístico, em que o anfitrião more no local, com café da manhã e serviço de limpeza inclusos no pacote.
Integrando o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, O Cama e Café foi elaborado de forma participativa, por meio de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a sociedade civil, e adotado como estratégia para o país, aumentando a competitividade do setor.