Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Essa semana a busca pelo aperfeiçoamento e o sucesso na execução das atividades de combate a incêndio urbano e em mergulho estão reunindo bombeiros militares em duas ações de nivelamento. As atividades são simultâneas, ocorrendo em Palmas e Araguatins.

Na Capital, o trabalho ocorre no Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, na antiga Avenida do Aeroporto, onde está instalado o contêiner utilizado pelos militares instrutores para repassarem o método de treinamentos das ações de combate a incêndio urbano, com ênfase no fenômeno flashover. 

No inovador método de combate ao fenômeno flashover, há a simulação de incêndio das diversas fases do comportamento do fogo no ambiente confinado, com o incêndio em andamento. E no contêiner, os bombeiros militares podem observar a temperatura que varia de oitocentos a mil graus celsius, bem como o comportamento do fogo e da fumaça assim que a menor quantidade de oxigênio é inserida naquele local.

O coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado-Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, destacou a importância do nivelamento até mesmo para que “os participantes possam perceber coisas que, no dia a dia, não dá tempo, e que, agora, servem de estudo e aprimoramento”.

“É importante até mesmo para que eles possam tirar o melhor aproveitamento dos equipamentos, da quantidade de água usada numa ação dessa natureza, além de sentirem a segurança que o equipamento de proteção individual proporciona”, relatou o coronel.

Desde o começo do ano até agora, 64 bombeiros militares já participaram das atividades. Além do 1º BBM Palmas, o 2º BBM, em Araguaína, e no 3º BBM, em Gurupi.

"É a sociedade quem ganha com essas ações, que fazem parte do nosso planejamento para o constante treinamento no combate a incêndio urbano, nossa principal atividade", frisou Ornelas.

Mergulhos

Em Araguatins, sede da 3ª Companhia do 2°BBM no Bico do Papagaio, 12 bombeiros militares sendo 01 da capital e os demais da própria unidade de Araguatins, concluem nesta quinta-feira, 13, o nivelamento em mergulho. 

Segundo o capitão Jarbas Borges, comandante da Unidade Operacional de Araguatins, “é uma capacitação que os habilita a atender a maioria das ocorrências que necessitam de mergulho”. “São ocorrências, por exemplo, onde alguém se afogou e é necessário encontrar e recuperar o corpo da vítima e entregar à família, ou quando uma embarcação naufraga e os bombeiros militares vão proceder a recuperação desse bem. Para cada situação tem uma técnica diferente”, comentou Borges.