Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Estudantes e pesquisadores reunidos para as aulas  do curso internacional Estratégias Seguras para o Controle de Micotoxinas em Frutas e Grãos.

Estudantes e pesquisadores reunidos para as aulas do curso internacional Estratégias Seguras para o Controle de Micotoxinas em Frutas e Grãos. Foto: Divulgação UFT

Foto: Divulgação UFT Estudantes e pesquisadores reunidos para as aulas  do curso internacional Estratégias Seguras para o Controle de Micotoxinas em Frutas e Grãos. Estudantes e pesquisadores reunidos para as aulas do curso internacional Estratégias Seguras para o Controle de Micotoxinas em Frutas e Grãos.

O 1º Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está "em contagem regressiva" para o preenchimento de suas últimas vagas. 

O evento, que ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório Cuica da UFT - é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) e deve receber cerca de 400 pessoas, entre palestrantes - nacionais e internacionais -, estudantes de graduação e pós-graduação - da UFT e outras instituições -, representantes de agências de fomento de pesquisa, além de outras pessoas da comunidade interna e externa, interessadas nos debates acadêmico-científicos.

As inscrições são gratuitas.

Enquanto isso, na "Sala de Ciência"

Desde segunda-feira (18), um grupo de estudantes e professores pesquisadores latino-americanos - vindos de partes diversas do Brasil e outros países do Continente - estão reunidos para as aulas teóricas e práticas do curso internacional Estratégias seguras para o controle de micotoxinas em frutas e grãos - UNU Biolac. 

O evento, que recebeu financiamento da Organização das Nações Unidas (ONU) - por meio de sua Universidade das Nações Unidas (UNU) -, antecede a abertura oficial do Simpósio e contemplou, por meio de edital lançado pela Propesq, a participação presencial de 20 estudantes latino-americanos - entre brasileiros e estrangeiros -, além de estudantes que foram classificados para as vagas on-line do curso. 

Composto por uma série de módulos, a formação está capacitando estudantes latino-americanos de cursos de pós-graduação com conhecimentos básicos sobre a ocorrência de micotoxinas - substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos e que podem afetar culturas de cereais, sementes e frutas, sendo estas toxinas prejudiciais a animais e seres humanos. De acordo com dados da Food and Agriculture Organization (FAO) - a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura -, cerca de 25% dos alimentos no mundo estão contaminados por micotoxinas.

No curso UNU Biolac que está sendo ministrado na UFT, aulas teóricas e práticas abordam análise, prevenção e desintoxicação em frutas, grãos e derivados. "Também estão sendo mostradas e discutidas, em detalhes, as experiências exitosas em estratégias biotecnológicas na prevenção e desintoxicação de micotoxinas, desenvolvidas pelos docentes ministrantes do curso", destaca o professor doutor Raphael Pimenta, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFT. 

A programação do curso UNU Biolac segue até a próxima sexta-feira, 29 de setembro. (UFT)