O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do presidente Maykon Costa Alves, entregou nesta segunda-feira, 25, ao superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy César dos Passos Júnior, solicitação de destinação de um imóvel em Palmas-TO para a implantação da Casa do Estudante da UFT.
Conforme informa a UFT, atualmente a Universidade tem uma demanda represada de 62 estudantes que não conseguiram acessar o auxílio-moradia. Ademais, que apenas no campus de Palmas um total de 101 estudantes recebem auxílio-moradia. Outra situação justificada é a alta taxa de evasão e retenção dos estudantes cotistas (negros, PCDs, quilombolas e indígenas), sendo a principal razão a dificuldade de se estabelecer na capital.
De acordo com Maykon Costa, apesar da UFT contar com programas de auxílios, os valores não conseguem atender a real necessidade dos estudantes, dada a realidade dos altos preços dos aluguéis em razão da especulação imobiliária que há na capital.
O presidnete do DCE diz ainda que se sente otimista com a conversa e que agora vai oficiar os parlamentares tocantinenses no Congresso para buscar os recursos necessários para estruturar e entregar a moradia adequada aos estudantes.
A UFT afirma que recebeu a demanda do DCE e que já está trabalhando com a SPU para efetivação da proposta, e que analisa a possibilidade de utilização dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) pra atendimento à demanda.