Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Teve início na manhã desta segunda-feira, 23, e prossegue até o dia 17 de novembro, a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação presencial das provas, a estimativa é a de que mais de 8,4 milhões de alunos de todos os municípios brasileiros participem do Saeb 2023. 

O cronograma de aplicação do Saeb é organizado pela empresa contratada pelo Inep, que realiza o agendamento em cada uma das unidades educacionais dentro do período estipulado para a aplicação. 

Em Palmas, mais de dez mil alunos de 46 unidades educacionais da rede municipal de ensino serão avaliados. As primeiras unidades escolares da capital selecionadas para a aplicação das provas que contemplam os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, nas turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, foram as escolas municipais Anne Frank, Monteiro Lobato e Maria Júlia Amorim.

Na Escola Municipal Anne Frank, localizada na Arne 14 (110 Norte), participam da avaliação nesta segunda-feira, 23, cerca de 200 alunos distribuídos entre as turmas de 5º e 9º anos. As provas estão sendo aplicadas no horário de estudo de cada turma. 

Segundo a gestora da Escola Anne Frank, Kassia Carla Fernandes, a preparação dos alunos para o Saeb 2023 vem acontecendo há muito tempo, desde que passou o período da pandemia. “Nesses dois últimos anos, a nossa preparação foi para vencer as lacunas que tinham ficado durante a pandemia e para preparar os nossos alunos não só para o Saeb, mas para todo o processo educacional”.

“Para essa avaliação, nós fizemos um trabalho muito grande junto aos nossos alunos no sentido de empoderamento, de mostrar que eles são capazes e de que eles têm todas as habilidades e competências necessárias para resolver a prova”, disse, acrescentando que toda a rede municipal está comprometida e empenhada em continuar mostrando para o Brasil a qualidade do ensino ofertado em Palmas.

Segundo a secretária executiva pedagógica da Semed, Maria Antônia Almeida Costa, o Saeb desempenha um papel essencial na avaliação, monitoramento e aprimoramento da qualidade da educação básica no Brasil porque fornece dados valiosos para orientar políticas públicas, promover a igualdade de oportunidades e elevar os padrões de educação em todo o país.
 
Ela afirma que desde o início do ano letivo, a pasta vem desenvolvendo diversos projetos e ações Pró-Ideb 2023, visando melhorar e alavancar ainda mais os índices da rede municipal. “Palmas vem se destacando ao longo dos anos, sempre despontando nas primeiras colocações entre as capitais. Estamos bem preparados e confiantes de que continuaremos em destaque”, afirmou.

Cronograma de agendamento das avaliações do Saeb

Escola Municipal Anne Frank – dia 23/10
Escola Municipal Monteiro Lobato – dia 23/10
Escola Maria Julia - dia 23/10
ETI Almirante Tamandaré – dia 24/10
Escola Municipal Estevão Castro – dia 25/10
Escola Municipal Jorge Amado – dia 25/10
Escola Municipal Crispim P. Alencar – dia 25/10
Escola Municipal Antônio Gonçalves – dia 26/10
Escola Municipal Maria Verônica – 26/10
ETI Luiz Rodrigues – dia 27/10
Escola Municipal Sávia Fernandes – dia 30/10
ETI Monsenhor Pedro P. Piagem – 7/11
Escola Municipal Maria Rosa – dia 8/11
ETI Caroline Campelo - dia 7/11
Esc Mul Paulo Freire – dia 9/11 
Rosemir Fernandes - 26 e 27/10
ETI Olga Benário - 26/10

O Saeb

Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes no contexto escolar. Os resultados apurados, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). (Secom Palmas)