Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

O Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas em homenagem à Virgem de Nazaré, chega novamente a paróquia Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional/TO, no próximo sábado, 28. A imagem peregrina da santa visitará a paróquia e hospitais da cidade.

Este ano a peregrinação pelo Tocantins traz como tema: “Maria, Flor do Jalapão, nos visita”. A escolha do tema tem a ver com a programação do Círio que incluirá uma visita da imagem aos municípios da região do Jalapão, além das dioceses de Miracema e Porto Nacional.

A paróquia Catedral Nossa Senhora das Mercês, presidida pelo pároco padre Eldinei Carneiro, vem preparando a visita da imagem peregrina desde o primeiro semestre deste ano. De acordo com o pároco, a visita está sendo aguardada com muita expectativa de alegria e fé por todas as paróquias da forania, bem como pelos devotos do município portuense. “Vamos ter a oportunidade de ver, contemplar e rezar diante do ícone do povo paraense, que todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro arrasta multidões no Círio de Nazaré. Será um momento de graça para nós portuenses vivenciar tudo aquilo que traz a devoção Mariana”, diz o padre.

O ponto de recepção da imagem com a comitiva da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a comunidade católica ocorrerá às 17h no Posto do Trevo, na entrada norte da cidade. Em seguida haverá a procissão do círio em direção a catedral, situada no centro histórico.

No interior da Igreja Matriz, às 18h, o momento será de contemplação do terço mariano. Já às 19h, acontecerá a Missa de acolhida da imagem na Igreja São Judas Tadeu. 

O bispo diocesano Dom José Moreira mobilizou todas as paróquias para participar também deste momento histórico. Dessa forma, a passagem da santa pela cidade portuense é uma oportunidade para fiéis expressarem a sua fé e renovarem seus laços com a tradição mariana. O trajeto será acompanhado pelo pároco Eldinei, pelo reitor do Seminário São José, padre Douglas Aires e por Dom Moreira.