Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Vinicius Rocha

Foto: Vinicius Rocha

Em um esforço conjunto para fortalecer o apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), acompanhado do vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcelo Leineker, esteve em reunião com o secretário nacional de Gestão do Patrimônio da União, Lúcio Costa, propondo converter o antigo prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), localizado em Palmas, em uma nova Casa do Estudante, priorizando alunos de baixa renda e cotistas.

O projeto inclui a construção de apartamentos e uma série de outros espaços pensados para proporcionar um ambiente completo e integrador para os mais de 80 estudantes beneficiados, incluindo graduandos e egressos do programa de residência médica. Além dos espaços para habitação, estão previstos uma cozinha coletiva, banheiros, salas de estudo e um auditório para 70 pessoas, acompanhado de uma sala técnica. Tudo isso, somado às áreas de lazer com quadra de areia e quiosques para convivência e estudo.

Ricardo Ayres falou da importância da iniciativa. "A destinação deste imóvel representa um passo significativo para assegurar que nossos jovens tenham as condições necessárias para se dedicarem integralmente aos seus estudos, sem as preocupações e adversidades que a falta de uma moradia adequada pode acarretar. A expectativa é que as tratativas avancem rapidamente, permitindo que a UFT amplie seu apoio aos estudantes e reforce seu papel na formação de profissionais altamente qualificados, comprometidos com o desenvolvimento do Tocantins e do Brasil", defendeu o deputado.

Durante o encontro, o vice-reitor Marcelo Leineker destacou a necessidade do projeto, enfatizando seus benefícios. "A criação de uma moradia estudantil integrada com a Escola de Extensão não apenas atende às necessidades habitacionais dos estudantes, mas também promove uma série de impactos positivos que beneficiam a sociedade como um todo. Essa proposta se destaca como um investimento na educação, na igualdade e no crescimento sustentável", afirmou Leineker.

Economia

Estima-se que a implementação da Casa do Estudante possa gerar uma economia de até R$ 1,8 milhão ao ano para a UFT, uma vez que reduzirá significativamente os gastos com auxílios moradia. A iniciativa também é uma resposta à crescente demanda de mais de 500 estudantes em situação crítica, que atualmente buscam alternativas de moradia para continuar seus estudos.

A UFT enfrenta o desafio de não possuir um imóvel adequado em Palmas para garantir moradia aos residentes médicos, como preconizado pela Lei nº 12.514, de 2011. No entanto, a reunião com o secretário Lúcio Costa trouxe uma perspectiva positiva. Costa sinalizou favoravelmente à concessão da guarda provisória do prédio à UFT, ressaltando, contudo, que a decisão final dependerá de uma instância superior e do trâmite dos processos burocráticos necessários.