Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

Três edições do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos foram realizadas entre os dias 8 e 10 de novembro nos municípios de Xambioá, Muricilândia e Santa Fé, na região norte do Estado. E segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que é parceira na ação, foram devolvidas 3.331 embalagens, atendendo diretamente cerca de 90 pequenos e médios produtores.

O inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Alexandre Marino, destacou que o projeto continua sendo um importante meio para a retirada deste passivo do campo na região. “Os RIs têm contribuído para a retirada destas embalagens do campo, evitando danos ambientais e possível intoxicação ao ser humano, uma vez que quando estas embalagens estão armazenadas nas propriedades de forma incorreta elas possuem um alto risco de contaminação, por isso, a Adapec e os órgãos parceiros têm levado esta ação nas mais diversas regiões do Estado para atender os pequenos e médios produtores rurais", disse Alexandre Marino.

Nestas três ações foram parceiros: o Governo do Tocantins por meio da Adapec, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Central de Pedro Afonso, dirigida pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuários do Médio Norte Tocantinense (ATRIA), Prefeitura Municipal de Xambioá, Prefeitura Municipal de Muricilândia, Prefeitura Municipal de Santa Fé do Araguaia e os Sindicatos Rurais destes municípios.