Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

A 3º edição do dia de campo e fórum da retirada da vacinação contra a febre aftosa foi realizada neste sábado, 25, com a participação de produtores rurais e empresários, na Estância Maranata, em Guaraí. Na ocasião foram ministradas palestras que objetivam fortalecer a sanidade do rebanho de mais de 11,5 milhões de animais.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou que o evento visa ir ao encontro do produtor rural para levar junto com os parceiros a conscientização sobre a importância da vacinação. "É muita responsabilidade e o produtor tem a consciência de manter a saúde dos animais para evitar prejuízos”, avaliou acrescentando que o governador Wanderlei Barbosa tem priorizado melhorias nas condições de trabalho dos servidores e o atendimento de qualidade aos produtores rurais.

O município de Guaraí conta com mais de 800 produtores rurais e um rebanho de 154.916 bovinos e bubalinos. A agricultura também é forte com mais de 30 sojicultores e uma área de aproximadamente 11 mil hectares de soja plantada. “O agro sustenta nosso país e nós temos nos esforçado para dar o apoio necessário para o crescimento do setor, porque o produtor rural é guerreiro”, ressaltou a prefeita do município, Fátima Coelho.

O proprietário da Estância Maranata e produtor rural, Luismar Wanderlei dos Santos, alertou ser muito importante fazer o dever de casa e saber que existe outras enfermidades que precisam de atenção, que é respeitar o calendário de vacinação de outras enfermidades, a exemplo da raiva e brucelose, entre outros.

Na ocasião, o público pode aproveitar a troca de conhecimento das palestras voltadas ao crescimento e desenvolvimento da agropecuária que alertaram sobre a importância da vacinação de outras doenças de impactos econômicos, da vigilância para febre aftosa e da participação do produtor no Fundeagro, proferidas pelo médico veterinário da MSD, Josely Sobreira; Responsável Técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires e pelo presidente do Fundeagro, Saddin Bucar.

João Eduardo deu ênfase na evolução da vacinação contra febre aftosa, que através de estudos epidemiológicos e monitoramentos culminou na suspensão da vacinação. “O maior vigilante do rebanho é o produtor rural, e precisa estar preservando a saúde animal para alavancar mercados”, pontua. 

Josely Sobreira relatou que quando o produtor faz a lição de casa: genética, sanidade completa, boa gestão e nutrição tudo vai bem, se não fizer terá reflexo negativo. Já Saddin Bucar destacou a importância do produtor colaborar com o Fundeagro para resguardar o seu patrimônio, em casos de emergência sanitária. O Fundo fortalecido é uma exigência da Organização Mundial de Saúde Animal. 

Parceiros

Para realização deste evento, a Adapec contou com o apoio da MSD Animal, Sebrae, Faet/Senar, Fundeagro, Prefeitura, Câmara Municipal e o Sindicato Rural de Guaraí e demais parceiros.