Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“O Sequestro do Voo 375”, novo filme do Estúdio Escarlate com coprodução da Star Original Productions e distribuição pela Star Distribution, acaba de estrear nos cinemas de todo o País. Dirigida por Marcus Baldini (Bruna Surfistinha) e produzida por Joana Henning, a superprodução nacional conta com um grande elenco e equipe de direção, além de inovações que prometem abalar o cinema nacional. 

Confira alguns tópicos que fazem de “O Sequestro do Voo 375” um dos maiores lançamentos do cinema brasileiro e um filme imperdível para assistir nas telonas: 

História Real 

Imagem de 1988 

O ano era 1988, dia 29 de setembro, quando o sequestro de um avião comercial mudou por completo a aviação do Brasil. Raimundo Nonato Alves da Conceição, um homem insatisfeito com a situação política do Brasil e cansado com a falta de empregos e oportunidades para sua família, resolve tomar medidas drásticas e comete um grande crime sequestrando o avião da Vasp 375 que partia de uma escala Confins, em Belo Horizonte, com destino ao Rio de Janeiro. O seu objetivo era um: mudar a rota aérea para colidir com o Palácio do Planalto e matar o ex-presidente da república, José Sarney. A história do filme é baseada nesse caso pouco conhecido no cenário nacional. 

Idealizando o Filme 

O filme chega aos cinemas após uma longa pesquisa de mais de uma década do coprodutor, Constâncio Viana. Após quase sofrer um acidente aéreo em uma viagem para Moçambique, Viana resolveu estudar casos da aviação mundial e surgiu a ideia de fazer um documentário sobre o sequestro do voo 375 da Vasp de 1988. Se juntando com Joana Henning, CEO do estúdio Escarlate e que viu o potencial da história, eles transformaram a pesquisa em um filme de ficção baseado em fatos, que agora chega com exclusividade aos cinemas de todo o país. 

Produção e Elenco 

O novo filme é dirigido por Marcus Baldini e traz Danilo Grangheia e Jorge Paz nos papéis principais de Murilo e Raimundo Nonato. O elenco ainda conta com Roberta Gualda, Gabriel Godoy, César Mello, Juliana Alves, Wagner Santisteban, Arianne Botelho, Diego Montez, Claudio Jaborandy, Johnnas Oliva e Adriano Garib.

Filmagens 

Para dar vida à história real do sequestro do voo 375, a superprodução brasileira foi gravada no icônico estúdio Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP) e contou com uma robusta estrutura de filmagens, sendo fiel aos detalhes da época, especialmente na recriação do Boeing. A equipe criou duas estruturas de avião para recriar cenas de ponta cabeça e que simulam as manobras realizadas pelo piloto tanto no cockpit do piloto, quanto na cabine de passageiros. Além disso, foram usados 4 aviões ao longo de todo o projeto. 

Festivais e Premiações 

O Sequestro do Voo 375 também foi presença garantida nos principais festivais de cinema no país neste ano de 2023. Só no mês de outubro, marcou presença no encerramento de gala do Festival do Cinema do Rio, foi destaque na Mostra de São Paulo e, no Labrff (Los Angeles Brazilian Film Festival), foi premiado como o melhor roteiro da edição. O filme ainda esteve presente no Brazilian Film & Television Festival of Toronto, realizado no Canadá e no Circuito Penedo de Cinema. 

A produção ainda teve um painel exclusivo (e direito a sala lotada) com a presença de Marcus Baldini e Joana Henning durante a CCXP de 2023, o maior evento de cultura pop da América Latina. Os dois contaram curiosidades sobre a produção e comentaram sobre a importância da valorização do cinema nacional. 

Sinopse Oficial

Baseado em uma história real brasileira de 1988, o longa acompanha o trabalhador Nonato (Jorge Paz), que se rebela contra o presidente da época e as dificuldades de um país em crise e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo (Danilo Grangheia), o piloto desse avião, se vê responsável pela vida de mais de 100 pessoas a bordo e mesmo com toda tensão criada pelo sequestrador dentro da aeronave, executa a manobra mais impressionante da sua carreira, impactando para sempre a aviação. 

Podcast Para ir Mais à Fundo na História  

A superprodução ainda conta com um podcast especial de mesmo nome, “O Sequestro do Voo 375”, no Spotify, que conta com seis episódios. Com depoimentos de testemunhas, convidados especiais, especialistas do caso e materiais exclusivos, o podcast utiliza o formato de dramaturgia policial e documental para apresentar os fatos do dia 29 de setembro de 1988.