Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Dados do 6º Levantamento de safras de grãos 2023/2024, divulgado na terça-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam que a qualidade da soja colhida no estado do Tocantins apresenta melhora à medida que a colheita avança. 

Na região centro-norte do estado, em municípios produtores como Tocantínia e Guaraí, as produtividades médias alcançam 3.200 kg/ha. Já na região oeste, onde se encontram Abreulândia e Caseara, as produtividades médias superam os 3.500 kg/ha.

No sul de Tocantins, na região de Santa Rosa, as lavouras foram as mais afetadas pelas irregularidades climáticas que ocorreram até meados de dezembro, resultando em produtividades médias de 2.400 kg/ha, uma das mais baixas do estado, até o momento, segundo o Boletim.

Já o milho 2ª safra encontra boas condições para o pleno desenvolvimento devido às boas precipitações ocorridas nas regiões produtoras. 

A colheita de arroz começou a avançar na região da Lagoa da Confusão/TO, áreas que sofreram com a falta de água durante o desenvolvimento inicial da cultura. As produtividades iniciais têm ficado entre 70 a 100 sacas/ha. (Conab)

Tags: Conab, campo