Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segunda edição do projeto Bailão do Passarim, do artista Dorivã, acontecerá na próxima quinta-feira, 6, no Arraial do Grupo Vida Ativa do Sesc, às 18 horas, no Centro de Atividades do Sesc (502 Norte), em Palmas. O projeto integra a programação do Sesc Vida Ativa, que se inicia com festa junina, apresentações musicais e de grupos de dança e finaliza com show de Dorivã, por volta das 21 horas. A entrada é franca.

Em formato de baile dançante, o show vai apresentar repertório autoral do artista e também clássicos da Música Popular Brasileira em ritmo de forró e baião. “Vamos colocar todo mundo para dançar e se animar com muita diversão, em um ambiente acolhedor que estimule os idosos a interagirem, compartilharem experiências e fortalecerem laços sociais”, promete Dorivã.

O artista complementa ainda que o projeto cultural visa proporcionar momentos de diversão, música e dança para grupos de idosos de Palmas: “Vamos promover a interação social, estimular a movimentação física e resgatar a memória de tempos passados nos bailes e festas por meio de um show dançante”, anuncia.

Projeto

A proposta é oferecer uma programação diferenciada para a terceira idade, com o objetivo de estimular a prática da atividade física por meio da dança para melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos. Ele reforça que o projeto instiga à valorização da cultura musical do Tocantins, permitindo aos idosos a oportunidade de vivenciar e apreciar a música autoral e reviver boas lembranças pela música e dança.

Para a produtora do projeto, Graziela Cortez, a proposta é utilizar a música para a socialização do público idoso, como ferramenta de combate ao isolamento e ainda de incentivo à movimentação corporal.

O projeto inclui três apresentações. A primeira aconteceu no dia 8 de maio, em evento para idosos que convivem no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. A última apresentação está prevista para acontecer na Universidade da Maturidade, no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins. Além das apresentações, como contrapartida social, o projeto oferecerá oficina de ritmos percussivos para o grupo da Universidade da Maturidade, em Palmas.

A iniciativa foi contemplado pela edital 019/2023 - Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult). A realização ainda conta com o apoio da Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial e da Universidade da Maturidade.