Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), esclareceu na tarde desta quarta-feira, 5, que são falsas as informações de que a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recolheu animais do Terminal Rodoviário de Palmas para realização de eutanásia. O posicionamento vem após divulgação de imagens da captura e repercussão negativa nas redes sociais.

De acordo com a gestão, apesar de ser uma prática permitida para animais portadores de doenças causadoras de zoonoses, que podem trazer prejuízo à saúde pública, os cães foram apenas testados para leishmaniose visceral e liberados novamente. Informa ainda que toda a realização da ação foi acompanhada pela administração do Terminal.

A Prefeitura também esclarece que o manejo desses animais, que nunca foram contidos, é realizado com um objeto chamado cambão para restrição dos movimentos a fim de proteger o condutor, neste caso específico, o servidor público, de mordidas e ataques, mas o procedimento também é, em alguns casos, utilizados pelos próprios tutores que não conseguem colocar focinheira ou mordaça no cão ou gato. "O objeto ainda permitiu o manejo do cão, sem prejudicar a saúde e bem-estar do animal, que não queria ser dominado para realização das atividades", conforme nota municipal.