Polí­cia

Foto: Divulgação

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Uma empresa de comércio eletrônico de Palmas/TO, identificada pelo nome A Brasileira Store, tem sido denunciada no Procon e na Polícia sob acusação de estelionato. Atraídos por combos de produtos com preços atrativos e frete grátis a partir de compras de R$ 49,90, consumidores reclamam que não receberam os produtos após efetuar os pagamentos.

Além das ofertas no site próprio da loja online, a empresa tem quase 400 mil seguidores em sua página no Instagran, onde são anunciados vários combos de produtos intitulados pela empresa como inteligentes (óculos max vision, relógios smartwatch, tênis com design moderno, fone bluetooth airdots, dentre outros). Da página da empresa na rede social, o internauta é levado, ao clicar em link, para site da loja eletrônica (https://abrasileirawear.com.br/) onde podem ser conferidos diversos produtos. 

O marido de uma cliente, de Salvador/BA, entrou em contato com o Conexão Tocantins denunciando que a esposa se sente lesada pela empresa e com o intuito de ajudar a divulgar sobre o caso para que os consumidores fiquem alertas. "Ela comprou um produto em abril de 2024 e até hoje não recebeu o produto. Ela fez o pagamento e a compra de um combo (1 tênis newfit smartwatch series 9 ultra 2, fone advanced)", informa Igor R. Góes.

Segundo ele, a empresa chegou a enviar o código de rastreio (supostamente fraudulento e com o nome de outro destinatário (de Brasília) e com o código, a cliente foi aos Correios, onde foi informada que a empresa não havia vinculado nenhum pedido no CPF da consumidora. Góes informa que a mulher tentou contato com a empresa por meio de diversos canais de comunicação disponibilizados, mas sem sucesso.  

 Exemplos de produtos vendidos no site de compras. Recorte do próprio site abrasileirawear.com.br.

4 mil reclamações 

Uma curiosidade é que, embora A Brasileira Store tenha mais de quatro mil reclamações no site Reclame Aqui, tanto em sua página do Instagram (A Brasileira Store), quanto no site(abrasileirawear.com.br) não se encontram comentários negativos da empresa (pelo contrário: muitos comentários positivos, principalmente nas avaliações disponíveis no site de compras). Ao digitar o nome A Brasileira Store no Google, um dos primeiros links relacionados à empresa que aparecem é o do site Reclame Aqui. 

Confira a seguir algumas denúncias registradas nesta sexta-feira, 19/07, no Reclame Aqui:

Novas reclamações são registradas constantemente no Reclame Aqui. Todas essas são desta sexta-feira, 19 de julho/24. (Fonte: Reclame Aqui)

Esta reclamação é de maio de 2024. (Fonte: Reclame Aqui)

Procon/TO confirma reclamações 

O Conexão Tocantins procurou o Procon Tocantins para saber mais informações e, de acordo com o órgão, foram registradas três reclamações contra a empresa A Brasileira Store no sistema do Procon Tocantins, sendo duas delas em 2024. 

O Procon do Estado tem orientado os clientes de outros estados a procurarem o órgão no próprio domicílio para registrar reclamação formal. "Ressaltamos que consumidores de outros estados também nos procuraram para registrar reclamações. Nestes casos, orientamos que a reclamação seja registrada no Procon do domicílio do consumidor e que procurem a unidade mais próxima de sua residência", afirma em nota o órgão de defesa dos consumidores. 

O Procon Tocantins ainda informa que não logrou êxito em notificar A Brasileira Store, pois não conseguiu localizar a empresa através do endereço cadastrado junto à Receita Federal.

Boletins de Ocorrência 

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) também confirmou informações ao Conexão Tocantins. Segundo a pasta, no âmbito da Polícia Civil do Tocantins foram registrados três Boletins de Ocorrência na Delegacia Virtual, sendo um deles encaminhado para a 64ª Delegacia de Polícia de Dois Irmãos e os outros dois para a Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), todos pelo crime de estelionato, contra a empresa. 

Os dois casos encaminhados para DRCC, segundo a SSP/TO, seguem em investigação e mais detalhes sobre ambos os casos serão repassadas somente após finalizadas as investigações. Quanto ao registro na 64ª DP, o mesmo foi arquivado devido ao fato de a vítima não ter dado continuidade ao procedimento.

A Secretaria da Segurança Pública orienta os consumidores que se sentiram lesados pela empresa, que formalizem na delegacia mais próxima, ou nas centrais de atendimento da Polícia Civil, o registro da ocorrência, tendo em mãos a documentação comprobatória da transação realizada, para que a Polícia Civil possa, assim, dar o andamento necessário às investigações.

Empresa

O Conexão Tocantins tentou contato com A Brasileira Store, por meio de telefone, e-mail e Instagram, mas não obteve êxito. O espaço continua aberto para que a empresa possa se posicionar e esta matéria será atualizada tão logo a empresa se pronuncie. 

Confira abaixo orientações do Procon Tocantins para que o consumidor minimize o risco de ser vítima de golpes ao realizar compras online.

Para evitar cair em golpes de sites fraudulentos, os consumidores devem tomar as seguintes precauções:

·         Desconfie de Preços Muito Abaixo do Mercado: Ofertas com preços extremamente baixos podem ser uma tentativa de atrair compradores para um golpe. Sempre compare os preços com outras lojas confiáveis.

·         Verifique a Reputação da Loja: Consulte a reputação da loja em sites de reclamações como o Reclame Aqui. Veja os comentários de outros consumidores e a quantidade de reclamações registradas contra a empresa.

·         Pesquise o CNPJ da Empresa: Verifique se o CNPJ da empresa está ativo e regular na Receita Federal. Empresas com problemas de registro podem ser um sinal de alerta.

·         Procure Informações de Contato: Empresas legítimas geralmente fornecem diversas formas de contato, como telefone, e-mail, e endereço físico. Desconfie de lojas que não oferecem essas informações.

·         Leia os Termos e Condições: Antes de finalizar a compra, leia os termos e condições da venda, políticas de troca e devolução, e verifique se há clareza nas informações fornecidas.

·         Utilize Meios de Pagamento Seguros: Prefira realizar pagamentos através de plataformas seguras e evite transferências bancárias diretas.

·         Certifique-se de que o Site é Seguro: Verifique se o site possui um certificado de segurança (o URL deve começar com "https://"). Sites sem essa segurança podem ser mais vulneráveis a fraudes.