O Tocantins foi destaque no Campeonato Brasileiro de Downhill,realizado no domingo, 28, em Pomerode (SC). A jovem ciclista de 27 anos, Helen Valentinne, consagrou-se vice-campeã brasileira na categoria Elite. Participação da atleta de Palmas contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju).
“Foi uma experiência incrível. Como atleta, foi um sonho realizado e voltar pra casa com a bandeira do nosso Estado, levando o vice-campeonato, é uma experiência incrível. Tudo isso graças a Secretaria dos Esportes e Juventude do Estado que forneceu o apoio durante a corrida. Foram 2,5 mil km, literalmente do Norte ao Sul, tudo por acreditarem no potencial que os atletas tocantinenses tem. Espero poder trazer muito mais resultados para o nosso Estado, que tem vários atletas brilhantes de diversos esportes” , destacou a vice-campeã brasileira.
Helen coleciona na sua trajetória como ciclista, os títulos estaduais de Enduro nos anos de 2021, 2022 e 2023; campeã do MTB Enduro Brasil em 2022 e vice-campeã em 2023, além de campeã estadual de bicicross em 2021.
Downhill
Dowhill é uma modalidade do mountain bike que consiste em descer, com a maior velocidade possível, um percurso com diversos obstáculos e irregularidades ou uma montanha.