Em busca de especializar ainda mais o efetivo, a Polícia Militar do Tocantins, através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, participou do Curso de Especialização Profissional Fiscalização de Atividade Madeireira realizado no estado de São Paulo entre os dias 5 e 9 de agosto.
O curso, ministrado de forma presencial na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de São Paulo, teve a participação de 34 alunos, que concluíram a capacitação na sexta-feira, 9. A formação incluiu uma intensa jornada de aulas teóricas e práticas, abordando todo o processo de fiscalização de madeira nativa e oferecendo instruções que enriqueceram os conhecimentos dos participantes. O objetivo principal do curso foi disseminar conhecimentos que fortaleçam a defesa da flora.
"O intercâmbio de experiências entre as instituições permite uma troca significativa de conhecimentos, o que, por sua vez, aprimora a capacidade técnica do efetivo na fiscalização ambiental”, analisa o comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.
O sargento Robson Ramos Araújo Santos, participou do curso e destacou a troca de informações entre as coirmãs, como de grande valia para a prestação de um serviço de melhor qualidade para a sociedade. “Através desse intercâmbio, aumentamos nossos conhecimentos sobre a mensuração da atividade madeireira e evoluímos nossas técnicas de identificação de madeira que irão possibilitar o comparativo entre as diversas espécies de madeiras durante a fiscalização do transporte. Agora a ideia é multiplicar esse conhecimento dentro da nossa corporação e potencializar o policiamento ambiental que tem uma vasta área de atuação”. (PMTO)
Foto: Ascom / BPMA