As mulheres têm, cada vez mais, se interessado por áreas profissionais tradicionalmente masculinas, como é o caso de Jackeline Ferreira, moradora de Paraíso do Tocantins. “Sempre tive interesse por essa área por ter convivido com eletricistas e, por isso, estou muito animada para começar as aulas”, confirma.
Ela se refere ao curso de formação de Eletricistas de Rede, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai em parceria com a Energisa. O curso ainda tem vagas em aberto e as inscrições para essa oportunidade se encerram no dia 30 de agosto.
Jackeline, uma das futuras alunas do curso, já atua como mecânica em Paraíso do Tocantins, mas quis ampliar o currículo e se preparar para outras oportunidades de trabalho. E é esse o objetivo dessa capacitação. "É preciso dar oportunidade e, por isso, nos unimos ao Senai para treiná-las com a qualidade já reconhecida da instituição”, explica a analista de Recursos Humanos da Energisa Tocantins, Rhayane Florentino.
“Estamos empenhados em fortalecer a presença de mulheres indígenas e quilombolas em nossos treinamentos, pois reconhecemos o valor de sua participação. Isso não só promove a diversidade, mas também enriquece nosso aprendizado coletivo e contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, completa Rhayane.
"Este projeto é um marco importante para a promoção da igualdade de gênero no setor elétrico, proporcionando às mulheres a oportunidade de se qualificarem e se destacarem”, afirmou a diretora regional do Senai Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula.