Direcionar o olhar para o Cerrado-Amazônico, suas dores e angústias, além de alegrias e esperanças. Esse é o objetivo do V Encontro de Ecoteologia, promovido pela Rede Eclesial Pan-Amazônica-REPAM/Brasil e parceiros.
Imergir em uma profunda e rica ecoteologia, ecoespiritualidade, ecoprofecia e ecopolítica, a partir do bem-viver, da escuta e dos saberes ancestrais dos povos, na promoção do diálogo, com os processos de conflitos e desafios socioambientais que impactam a vida destes dois biomas para ecoar vida, a partir das ricas experiências de envolvimento, resistência, resiliência e de enfrentamento ao Extrativismo também é um dos pontos a serem destacados nesse encontro.
O evento que acontece nos dias 5 e 6 de setembro, terá o UniCatólica como sede para os processos de escuta, diálogos e discussões. Para isso, uma vasta programação foi elaborada para os dias de evento com painéis sobre Ecoteologia - História, Geografia (Território) e Cosmovisões; Introdução da proposta e memória dos Encontros de Ecoteologia e destaque os enfrentamentos em relação aos desafios ecológicos e lutas travadas no bioma, bem como Ecopolítica e Ecoprofecia.
O momento de reflexão e diálogos quer olhar as realidades da espiritualidade teológica, profecia, política, na perspectiva cristã. Para isso também serão realizadas oficinas de Experiências/Vivências de lideranças e movimentos dos territórios que constituem o Cerrado Amazônico, e Olhares de ecopolítica e ecoprofecia no Cerrado Amazônico.
A coordenação acredita que será importante levar esses processos para outros territórios, principalmente depois do Sínodo para Amazônia e da contextualização da Ecologia Integral.
Além de teólogos, participam do encontro a sociedade civil, pesquisadores, professores, bispos, padres, leigos, quilombolas, indígenas e ribeirinhos para vivência ecoteológica. O encontro de Ecoteologia iniciou em 2017, após motivação da REPAM-Brasil e um grupo de teólogos e teólogas de diversas religiões e crenças de fé.