Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação TRE/TO

Foto: Divulgação TRE/TO

Cidadãos têm sido vítimas de golpes na internet, com sites que cobram por supostos serviços eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) alerta que não é cobrada qualquer taxa ou valor pela prestação de serviços eleitorais, como o título de eleitor ou a emissão de certidões. As denúncias foram formalizadas na Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE) do tribunal.

Em uma das denúncias, uma eleitora relatou ter efetuado um pagamento de R$ 49,37 referente a uma suposta multa eleitoral. Outro eleitor contou que, ao tentar emitir seu primeiro título eleitoral, recebeu um boleto no mesmo valor. Além disso, dois outros eleitores informaram à Justiça Eleitoral tocantinense que, ao solicitar a certidão de quitação eleitoral por meio de um site, receberam um boleto de R$ 59,90. Em todos os casos, as vítimas pagaram as cobranças indevidas.

A Justiça Eleitoral do Tocantins esclarece que não tem qualquer vínculo com os sites "Meu Título Digital", "Certidão-Negativa.Online" e "Regularizar Título Online".

Canais Oficiais do TRE-TO

A Justiça Eleitoral reforça que todos os serviços relacionados ao título de eleitor, como alistamento eleitoral, regularização, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio, são oferecidos gratuitamente à população.

Esses serviços podem ser acessados nos cartórios eleitorais, pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) e também é possível consultar o local de votação sem precisar ir ao cartório. O atendimento pode ser feito pelo WhatsApp 0800 6486 800. Outra opção é acessar o Autoatendimento Eleitoral do TSE.

Cadastro Fechado

Devido ao fechamento temporário do cadastro eleitoral no dia 8 de maio, os serviços eleitorais estão suspensos. O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro deste ano, após as eleições municipais.

Denuncie

A Ouvidoria Regional Eleitoral orienta que os eleitores denunciem qualquer irregularidade encontrada ou suspeita. Em caso de dúvidas, deve-se procurar a Justiça Eleitoral e não efetuar nenhum pagamento solicitado.