Os moradores de Novo Acordo do Tocantins enfrentam, com frequência, o desabastecimento de água na cidade. Eles alegam que o município chega a ficar três dias seguidos sem água, o que vem prejudicando o comércio e a qualidade de vida local. A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) é responsável pela prestação do serviço.
Nessa segunda-feira, 24, uma moradora informou ao Conexão Tocantins que a situação é crítica. "É uma situação muito, muito difícil. Esse final de semana ocorreu a morte de um adolescente de 15 anos e no velório as pessoas tiveram que levar água, galão de água para ajudar a família lá, caçar litro de gelo para o povo beber. Está uma situação muito difícil", relatou.
Os moradores já não sabem a quem recorrer. Um grupo foi criado, "Cadê a Água de Novo Acordo?", visando engajar os cidadãos da cidade para mobilizações em prol da causa. "Fomos, um número bom de pessoas, no Ministério Público, e cobramos. Foi então dado um parecer lá, foi dada uma ordem para o pessoal da ATS, mas eles até hoje não cumpriram. Até quando falta água, que é para abastecer a população com caminhão-pipa, isso aí não ocorreu, não cumpriram. Não tem ninguém a nosso favor e até aos ouvidos do governador já chegou", reclama a moradora que conclama: "a gente está pedindo socorro".
Um novo manifesto está marcado para hoje, às 17 horas, em frente ao Ministério Público. O Conexão Tocantins pediu e aguarda posicionamento do MPTO.
PTP para resolver definitivamente
A ATS confirmou ao Conexão Tocantins que equipes acompanham de perto a situação de Novo Acordo, onde um novo Poço Tubular Profundo (PTP) já foi perfurado na parte alta da cidade e que está em fase de ativação para resolver definitivamente os eventuais problemas de abastecimento do município.
A Agência garante que o prazo para ativação do novo PTP é de até sete dias, contados da data de 23/09, essa segunda-feira.
Confira a nota oficial da ATS na íntegra:
O Governo do Tocantins por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), implantou ainda no ano de 2020 o Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem (PEPE), após a elaboração de um
detalhado estudo técnico que apontou para a necessidade de execução de obras de infraestrutura pontuais para sanar ou amenizar o problema de desabastecimento em diversas regiões do Tocantins, especificamente, no período da estiagem que é mais acentuado, de maio a outubro.
Desde a implantação do PEPE foram investidos mais de R$ 10 milhões em obras de infraestrutura nos 44 municípios concessionários.
Neste ano até o momento, entre as principais obras executadas através do PEPE, estão a perfuração de novos Poços Tubulares Profundos (PTP's) e a melhoria dos sistemas de captação, tratamento, reservação e distribuição de água.
Porém com a precocidade e severidade do período de estiagem em 2024, a Agência redobrou a atenção em algumas regiões onde a captação da água é feita em rios, lagos e mananciais para poder minimizar os impactos à população atendida pela Autarquia.
No caso de Novo Acordo, as equipes acompanham de perto a situação, onde um novo PTP já foi perfurado na parte alta da cidade e está em fase de ativação para resolver definitivamente os eventuais problemas de abastecimento do município de Novo Acordo.
O prazo para ativação do novo PTP é de até sete dias contados da data de hoje.
Governo do Tocantins - 23/09/24