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Palmas

Foto: Freepik

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Moradores de Palmas reclamam da qualidade da água que chega às suas torneiras, com sujeira e forte de odor de cloro ou de esgoto. "Senti mau cheiro e um gosto ruim da agua", "Moro aqui na 1106 sul e a água tem dias que está com um gostinho ruim", "Aqui na 305 Norte a água está uma carniça" e "A água aqui no Aureny tá com cheiro fortíssimo de lama podre" estão entre os relatos dos cidadãos. 

Em nota, a BRK, responsável pelo tratamento de água e esgoto da capital, explicou o que pode estar ocorrendo e garantiu normalização ainda nesta terça-feira, 1° de outubro.

De acordo com a BRK, devido à estiagem prolongada, o volume de água do Ribeirão Taquarussu Grande, manancial em que a empresa capta água para tratamento, reduziu drasticamente e, com isso, juntamente com a água bruta bombeada para o tratamento, coletou-se uma quantidade de vegetação. 

Tal fato, como explica a empresa, pode ocasionar alterações na água distribuída, mas que não afeta a potabilidade. "Não afeta os critérios de potabilidade, não causando prejuízos à saúde pública. A empresa imediatamente alterou o processo de tratamento da estação, adaptando às condições da água captada. A previsão é que o serviço seja normalizado nesta terça-feira, 1º”, informou em nota. 

Prefeitura de Palmas 

Por meio de nota, a Prefeitura de Palmas informou que a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) instaurou procedimento fiscalizatório para apurar os fatos e emitiu um termo de notificação à empresa concessionária do serviço de abastecimento de água para que esta apresente os laudos referentes ao controle da qualidade da água distribuída na Capital na última semana.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Vigilância Ambiental, departamento da Secretaria Municipal de Saúde responsável pela vigilância da qualidade da água de abastecimento humano, também foi acionada para que adote as providências necessárias.

A gestão esclarece que o fornecimento e o controle da qualidade da água distribuída à população é de responsabilidade da empresa concessionária e que, na condição de titular dos serviços, adota todas as medidas para garantir que os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação sejam rigorosamente atendidos. (Matéria atualizada às 14h23min)