A Embrapa estará presente na Seafood Show Latin America, evento que acontece entre 22 e 24 de outubro em São Paulo-SP. Será a terceira edição da Feira Internacional de Comercialização e Tecnologia do Pescado. Juntamente com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Embrapa terá participações na chamada Arena Talks, uma das agendas da feira. As participações acontecerão nos três dias da feira, sendo 1h a cada dia, e compõem o Fórum Soluções Inovadoras em Processamento de Pescado: um Diálogo com Embrapa e MPA.
No dia 22, terça-feira, entre 16h45 e 17h45, o MPA vai lançar a Plataforma Nacional da Indústria do Pescado. De acordo com o ministério, “a plataforma digital será responsável pelos processos de certificação higiênico-sanitária de embarcações e de acreditação de origem legal do pescado para exportação, automatizando a emissão do Certificado Oficial de Boas Práticas a Bordo (certificado HS) e do Certificado de Acreditação de Origem Legal (Caol)”. O ministro André de Paula estará no lançamento.
No segundo dia da Seafood Show Latin America, das 15h15 às 16h15, a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) Danielle de Bem Luiz vai moderar as discussões de três especialistas. Gilberto Sales, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), abordará a gestão de recursos pesqueiros no Antropoceno.
Depois, Janine Passos, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), vai falar sobre diagnóstico das embarcações de pesca de camarão e avaliação das técnicas utilizadas para a conservação / uma contribuição para avanços na política pública. E fechando o segundo dia do fórum entre Embrapa e MPA na feira, Leandro Kanamaru, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai tratar de gerenciamento hídrico e aproveitamento integral do pescado.
O terceiro dia do fórum, das 13h30 às 14h30 de 24 de outubro, vai contar com a mediação de Patrícia Chicrala, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, e com duas palestras. A primeira será feita por Angela Furtado, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, e o tema é agregação de valor aos coprodutos da cadeia da tilápia.
E Roberto Flores, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar sobre perspectivas do consumo interno e das exportações dos produtos da piscicultura no Brasil. “Minha palestra considera as pesquisas, no âmbito do projeto BRS Aqua, realizadas nos últimos anos, de forma presencial e online, com consumidores de produtos da piscicultura de todo o Brasil. Os resultados mostram preferências dos brasileiros em relação a espécies, formas de apresentação e épocas de consumo, assim como conhecimento sobre os produtos e as diferentes formas de produção. Adicionalmente, serão apresentados dados recentes sobre comércio exterior, potencial das exportações e tendências para produtos brasileiros de piscicultura”, explica.
Mais informações sobre a 3ª Seafood Show Latin America na página https://seafoodshow.com.br/. A programação da Arena Talks, em que as discussões com o MPA e a Embrapa vão acontecer, está em https://seafoodshow.com.br/programacao-arena-talks/#.