Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

O Governo do Tocantins promoveu, na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório do Palácio do Araguaia, a abertura da 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade, evento apoiado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) e pela Associação Palmas Convention & Visitors Bureau.

A competição ocorre de 22 a 26 de janeiro, na Escola Estadual Professor Elizângela Glória Cardoso e no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, reunindo 1,2 mil atletas maiores de 45 anos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, Bahia e Espírito Santo, divididos em aproximadamente 78 equipes.

Ao representar o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que está em missão na Suíça, o secretário de Estado do Turismo Setur, Hercy Filho, cumprimentou as autoridades presentes e garantiu que o Governo do Tocantins está comprometido em apoiar a promoção do esporte. “Essa conjunção que aqui se faz do esporte associado ao turismo é qualidade de vida, é inclusão social, é permitir que a vida de todos vocês possa melhorar por muitos e muitos anos”, ressaltou. 

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, parabenizou os participantes e reforçou a importância da competição. “Contem com o Governo do Tocantins, que é um dos maiores apoiadores desse evento. O governador Wanderlei Barbosa tem incentivado o esporte em todas as modalidades, em todas as idades”, pontuou. 

Competição

A 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade é a competição oficial que definirá os atletas vencedores que garantirão vaga na Superliga, um evento internacional que contará com a participação de equipes de países da América do Sul e da América do Norte.

O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), Lucas Rodrigo Dimarco, convidou a população para acompanhar os jogos. “É o principal evento da CBVA, a final nacional, e é um prazer estarmos aqui. As expectativas são as melhores possíveis, ontem [quarta-feira, 22] realizamos o congresso técnico, hoje [quinta-feira, 23] o cerimonial de abertura e, daqui, já iniciamos os jogos. Estamos muito felizes de trazer esse evento para cá e convidamos vocês para participar da grandeza que é esse esporte”, enfatizou. 

Maria Helena, de 55 anos, atleta participante representando o município de Itaporã, do Mato Grosso do Sul, declarou estar emocionada em participar da competição nacional. “Sou atacante da equipe. Fui jogadora de basquete, mas chega um momento da nossa vida em que nós temos que nos adaptar devido à nossa idade e esse voleibol está aí para isso. Eu acho muito importante estarmos socializando, fazendo novos amigos da mesma idade”, salientou a atleta. 

Projeto Vó Vôlei

Ao todo, cinco equipes de voleibol adaptado do projeto Vó Vôlei, do Parque da Pessoa Idosa de Palmas Francisco Xavier de Oliveira, representam a Capital na competição. São duas equipes femininas, sendo elas nas categorias +58 e +68; e três equipes masculinas nas categorias +58, +68 e +75.

Vôlei adaptado

O Vôlei Adaptado tem se consolidado como uma modalidade de crescente popularidade no Brasil, especialmente por sua capacidade de promover a inclusão e estimular a prática esportiva entre a população idosa. O objetivo é a promoção do esporte como um importante instrumento para o bem-estar físico e mental no combate ao sedentarismo, oferecendo oportunidades para que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida. (SecomTO)