As pequenas e médias empresas (PMEs) – companhias com faturamento anual de até R$ 90 milhões, conforme classificação do Governo Federal, registraram, pelo segundo ano consecutivo, crescimento nas vendas online em 2024. Conforme levantamento da Nuvemshop, plataforma de e-commerce na América Latina, o montante movimentado foi de R$ 4,7 bilhões, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. O estudo mostra ainda que essas plataformas somaram mais de sete milhões de clientes e venderam 73 milhões de produtos, um crescimento de 30% a mais que em 2023.
Com um ticket médio de R$ 247,60, quase um quarto das vendas (24%) foram geradas em redes sociais, sendo o Instagram responsável por 89% dessas operações. Entre os estados, São Paulo liderou o faturamento, com R$ 2,3 bilhões. Em seguida, aparece Minas Gerais (R$ 469 milhões), Rio de Janeiro (R$ 356,5 milhões), Santa Catarina (R$ 325,5 milhões) e Ceará (R$ 260 milhões).
Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores, os números reforçam uma tendência crescente que dos últimos anos. O executivo listou alguns fatores podem explicar o cenário:
Uso de tecnologia: a integração crescente de tecnologias móveis com o varejo online, principalmente via smartphones, que tem impacto direto no comportamento e na decisão de compra dos consumidores;
Marketplaces nas redes sociais: essas plataformas abrem fortalecem a relação entre marcas e clientes, gerando novas oportunidades de negócios. Esse potencial é fortalecido por influenciadores e creators que produzem conteúdo a partir de experiências com produtos e serviços, engajando um público-alvo qualificado e aumentando a conversão em vendas.
Programas de benefícios: consumidores estão cada vez mais atentos às vantagens oferecidas nas compras online. Os programas de benefícios, como cashback e pontuações em cartões de crédito, ajudam na retenção e no retorno dos clientes.
Ações de retail media: investir em propaganda digital e estratégias de retail media permite uma melhor integração das marcas entre canais físicos e online, aproximando produtos e serviços do público-alvo e impulsionando o faturamento das empresas.
Esparza também comenta que o sucesso nas vendas online “não depende apenas da oferta de produtos e serviços de qualidade, mas também pela estratégia adotada, considerando as vantagens do varejo digital, a experiência do cliente e a segmentação do público-alvo”.
Produtos mais vendidos
As categorias mais buscadas em 2024 somaram 19 milhões de pedidos, um aumento de 41% na comparação com 2023. Os segmentos mais buscados ao longo de 2024 foram:
- Moda (R$ 1,6 bilhão)
- Saúde & Beleza (R$ 442,5 milhões)
- Acessórios (R$ 294 milhões)
- Casa & Jardim (R$ 206,5 milhões)
Ainda segundo os dados da Nuvemshop, em relação à forma de pagamento, o Pix foi a preferência de 46% das compras, enquanto o cartão de crédito representou 45% das transações.
“O Pix e o cartão de crédito são meios de pagamento amplamente integrados ao comportamento de consumo dos brasileiros e exercem influência direta na jornada de compra. No entanto, mais do que praticidade, os consumidores buscam benefícios adicionais durante a transação, como descontos, cashback, programas de pontos e outras experiências. O que estamos vendo é que hoje, as PMEs têm oferecido essas contrapartidas e isso tem atraído cada vez mais clientes. Sem dúvida, esse é um movimento que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, beneficiando o setor e, como consequência, contribuindo para a expansão da economia digital no Brasil”, enfatiza Eduardo. (CDI Comunicação )