A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 30, uma nova fase da investigação que levou à maior apreensão de cocaína registrada no Tocantins nos últimos 15 anos. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Porto Nacional/TO.
A ação é um desdobramento da operação realizada em 8 de abril de 2025, quando foram apreendidos 565 kg de cloridrato de cocaína escondidos sob uma carga de melancias em uma carreta, em Porto Nacional/TO. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante, e também foram apreendidas armas de fogo de uso restrito e proibido, além de veículos utilizados na logística do tráfico.
A operação desta segunda teve como foco o cumprimento de medidas cautelares contra alvos identificados ao longo da investigação, com o objetivo de aprofundar a responsabilização penal dos envolvidos e coletar novos elementos de prova. As diligências ocorreram em diferentes localidades e contaram com o apoio de equipes especializadas da Polícia Federal.
A investigação revelou a atuação de um grupo suspeito de envolvido no tráfico internacional de drogas, com ramificações no Tocantins e em outros estados. A nova fase da operação visa desarticular completamente a organização, interrompendo sua atuação logística e financeira. (PF)