Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação BRK/TO

Foto: Divulgação BRK/TO

No dia de Proteção às Florestas, celebrado nesta quinta-feira, 17, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, reforça a importância da preservação das matas para o equilíbrio ecológico, a regulação climática e a manutenção da biodiversidade. 

As florestas desempenham um papel essencial na preservação dos mananciais – fontes de água doce usadas para o abastecimento da população e à promoção da saúde e do bem-estar social. Durante a estiagem, por exemplo, a cobertura vegetal nas bacias hidrográficas ajuda a manter o volume dos corpos hídricos. 

“Isso ocorre porque a vegetação intercepta a água das chuvas, favorece a infiltração no solo e reduz a velocidade do escoamento superficial”, explica a diretora de Operações da BRK, Sandra Leal. 

A diretora também alerta para os impactos negativos da remoção da vegetação nativa, especialmente das matas ciliares. “A destruição dessas áreas pode aumentar a ocorrência de enchentes, reduzir a vazão das nascentes e provocar o assoreamento dos rios, processo que acumula sedimentos, resíduos e matéria orgânica nos leitos fluviais”, pontua. 

Atenta à necessidade de preservar os recursos naturais, a BRK desenvolve diversas iniciativas voltadas à conservação ambiental. Entre elas, destacam-se a realização de palestras educativas em escolas, a distribuição de mudas para clientes, funcionários e comunidades locais, além do apoio a projetos de recuperação de nascentes e reflorestamento. 

“Reforçamos constantemente a importância das florestas na preservação da água, do ar e do solo. Em Araguaína, por exemplo, distribuímos mais de 2 mil mudas durante a Blitz Ecológica no Mês do Meio Ambiente. No entanto, é fundamental ressaltar que a população tem um papel central na proteção e manutenção dos recursos naturais”, afirma a gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos.